Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, assinou nesta semana acordos de cooperação e debateu a possibilidade de parcerias com instituições francesas de ensino e pesquisa tecnológica. A visita à França encerrou uma missão de Campagnolo à Europa e Ásia, que teve o objetivo de buscar novas alianças estratégicas entre o Sistema Fiep e organizações internacionais, além da prospecção de oportunidades de negócios para a indústria paranaense.
O primeiro compromisso do presidente da Fiep na França foi uma visita à Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC). O Sistema Fiep, especialmente por meio do Senai, Sesi e IEL, já mantém atividades em conjunto com a UTC desde 1984, principalmente na troca de experiências entre diretores e técnicos das instituições. No Paraná, por exemplo, professores da UTC já ministraram oficinas na área de saúde e segurança no trabalho. Além disso, as Faculdades da Indústria do Sistema Fiep oferecem um MBA em Gestão Estratégica da Inovação que tem um módulo internacional realizado na universidade francesa.
Durante a visita de Campagnolo, ele e o presidente da UTC Alain Storck assinaram um protocolo de intenções entre as duas instituições, que deve ampliar ainda mais esse intercâmbio. “Pela experiência de anos de parceria entre as instituições, e pela motivação de ambas na continuidade desta aliança, tenho certeza que nossas equipes vão buscar desenvolver ações de alto nível referentes a programas de formação e atualização profissional e intercâmbio de pessoas e tecnologia”, afirmou o presidente da Fiep. Para Alain Storck, o acordo certamente vai reforçar a parceria entre UTC e Sistema Fiep. “Este protocolo de intenções tem tudo para levar à criação de uma antena institucional da UTC na Fiep e da Fiep na UTC”, ressaltou.
Intercâmbio
A formação de engenheiros, profissionais-chave para o crescimento da
indústria, também foi discutida por Campagnolo com representantes do Conservatório Nacional de Artes
e Ofícios (CNAM), segunda instituição visitada pelo presidente da Fiep na França. Além
de oferecer capacitações em nível técnico e de tecnólogo, o CNAM possui uma série
de cursos de graduação, especialização, pós-graduação, mestrado e doutorado,
que incluem a área de engenharia.