Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




30/04/2013

Investir em projetos sociais é acompanhar e cobrar resultados

Oficina com Ricardo Falcão para indústrias e sindicatos mostrou como avaliar e trabalhar com projetos de responsabilidade social
clique para ampliar clique para ampliarOficina de Elaboração de Projetos para Indústrias e Sindicatos (Foto: Mauro Frasson)

No dia 25 de abril aconteceu o segundo encontro dos Temas Relevantes para Indústrias e Sindicatos: Oficina de Elaboração de Projetos, que reuniu mais de 50 pessoas para verem o renomado economista Ricardo Falcão. O evento foi uma iniciativa do Núcleo de Indústrias e Sindicatos (NIS) do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), instituição ligada ao Sistema Fiep (SESI/SENAI/IEL), com o objetivo de mostrar aos profissionais de sustentabilidade como avaliar e desenvolver projetos na área de responsabilidade socioambiental corporativa.

A abertura do evento foi realizada pela coordenadora executiva do CPCE, Rosane Fontoura, que ressaltou a importância dos eventos realizados pelo NIS e das indústrias se interessarem pelo tema. “As empresas têm um importante papel como protagonistas no desenvolvimento sustentável local quando apoia projetos na área socioambiental. A nosso ver, o investimento social deve ter foco  nas estratégias empresariais e nas necessidades das comunidades atendidas”, explica Rosane.

Na abertura da oficina, a gestora do Edital SENAI SESI de Inovação, Daniele Farfus, mostrou como funciona o edital. Criado em 2004, a iniciativa visa apoiar projetos de pesquisa aplicada em empresas do setor industrial, por meio dos Centros de Tecnologia do SENAI e unidades do SESI, com ênfase em inovação tecnológica e social. Para a seleção podem participar empresas industriais públicas ou privadas de todo o país.

 De acordo com Daniele, o edital é uma oportunidade para que parcerias efetivas se concretizem entre o SESI-PR e a indústria e ressalta que as indústrias estão cada vez mais  inserindo nos seus processos a metodologia de gestão por meio de projetos. “Trabalhar por projetos é ter clareza de que uma determinada ação será desenvolvida em determinado período com um objetivo a ser atingido, mensurado e com resultados concretos. Eventos como o do CPCE contribuem para o desenvolvimento das competências técnicas necessárias”, completa Daniele.

Leia aqui a matéria completa.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.