Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Associativismo09/04/2013

Fiep abre Curso de Extensão em Negociações Coletivas

Capacitação voltada para sindicatos empresariais e indústrias segue até agosto; aula inaugural teve palestra de desembargador do TRT-PR
clique para ampliar clique para ampliarCampagnolo: Fiep pretende multiplicar capacitações por todo o Estado (Foto: Mauro Frasson)

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) realizou na noite da última sexta-feira (5) a aula inaugural do Curso de Extensão em Negociações Coletivas. Voltado principalmente para diretores e executivos de sindicatos empresariais, além de gestores de indústrias, o curso tem como objetivo propiciar aos participantes uma formação específica capaz de destacá-los no gerenciamento e na operação de negociações e mediações coletivas. A abertura da capacitação – que segue até agosto – foi com uma palestra do desembargador Luiz Eduardo Gunther, do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR).

Confira a galeria de fotos do evento

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, presente à aula inaugural, afirmou que o curso é importante para reforçar o desenvolvimento do associativismo, principalmente no que se refere às questões trabalhistas. “Hoje as relações entre capital e trabalho ainda apresentam certo grau de agravamento e é importante que sempre procuremos um equilíbrio para que as duas partes saiam ganhando”, disse Campagnolo. “Para isso, é importante essa capacitação e queremos multiplica-la em todas as regiões do Paraná”, acrescentou.

Organizado pela Gerência da Central de Relações com Sindicatos e Coordenadorias Regionais da Fiep, o Curso de Extensão em Negociações Coletivas faz parte das atividades do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), liderado pela CNI. Além da Confederação, a capacitação tem ainda as parcerias da Faculdade da Indústria e da Escola de Gestão da Indústria, instituições ligadas ao Sistema Fiep.

Estão inscritos no curso 30 participantes, ligados a sindicatos filiados à Fiep e algumas empresas. Eles terão 125 horas de treinamento, 95 delas em aulas presenciais quinzenais, na Escola de Gestão da Indústria, em Curitiba. As outras 30 horas serão por meio de uma plataforma de ensino a distância. Nos dez módulos do curso serão abordados temas como a legislação trabalhista e sindical e técnicas interdisciplinares de negociações, mediação, intervenção e arbitragem para pautar mesas de negociação, entre outros. Leia mais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.