Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
O governador Beto Richa e o secretário estadual da Cultura, Paulino Viapiana, assinaram na quinta-feira (21), em Curitiba, os contratos com os vencedores do Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo do Paraná, que nesta edição distribui R$ 1,540 milhão para a realização de quatro filmes de produtoras paranaenses.
Para o empresário Rodrigo Martins, que representa o Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná (Siapar) na diretoria da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o prêmio é um importante instrumento para movimentar e fomentar toda a cadeia produtiva do setor no Estado. O governador também ressaltou que o prêmio é um importante meio para fomentar a indústria audiovisual paranaense. “Sabemos das dificuldades daqueles que promovem a cultura e querem contribuir com importantes projetos para esta área. Sempre faltam recursos financeiros e o Estado está contribuindo para a viabilidade desses projetos”, afirmou Richa.
Rodrigo Martins, que representou o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, na solenidade de assinatura dos contratos, realizada no Palácio Iguaçu, comemorou a retomada da premiação, que não era realizada desde 2008. “Antes de tudo, temos que parabenizar o governo do Estado e a Secretaria de Cultura pela retomada do prêmio. Este é um prêmio instituído por lei, mas que estava parado por algum tempo e o atual governo o colocou novamente na pauta”, disse o empresário, que presidia o Siapar até o ano passado.
Segundo Martins, o Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo do Paraná é importante por dois aspectos. O primeiro é a divulgação da cultura paranaense. “O prêmio ajuda a levar a cultura do nosso Estado para outros lugares”, afirmou. O segundo ponto é o fomento à indústria audiovisual do Paraná, que ainda trabalha para se organizar e profissionalizar. Leia mais.
Confira a matéria em vídeo: