Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Olimpíada do Conhecimento11/03/2013 - Atualizado em 14/03/2013

Senai promove maior competição de educação profissional das américas

clique para ampliar clique
                                          para ampliarO presidente da Fiep, Edson Campagnolo e o diretor regional do Senai, Marco Secco, com alunos paranaenses, na abertura da Olimpíada do Conhecimento 2012 (Foto: Ricardo Benichio)

A Olimpíada do Conhecimento, realizada todos os anos pela Senai, sendo uma etapa estadual e outra nacional, é um dos momentos mais marcantes da entidade. Trata-se da maior competição de educação profissional das américas.

“O evento é uma verdadeira vitrine de talentos humanos, no qual os alunos competidores demonstram para a comunidade empresarial toda a competência profissional adquirida durante o desenvolvimento dos cursos oferecidos pela Instituição”, afirmou o coordenador regional das olímpiadas, Gilberto Baggio.

Segundo ele, o Senai no Paraná tem se destacado significativamente nas últimas competições.  Na Etapa Nacional de 2012, classificou-se em terceiro colocado geral entre os vinte e seis Estados mais o Distrito Federal. “A conquista demonstra o alto nível  técnico dos profissionais da entidade”, complementou Baggio.

Para o colaborador Marcio Luiz Debner dos Santos, que vai auxiliar na organização das Olímpiadas este ano, a competição é um  espetáculo da formação profissional. Os alunos são desafiados a realizarem as mais difíceis tarefas que testam seus conhecimentos teóricos e práticos, habilidades e atitudes em suas áreas de formação. “Sem dúvida é um crescimento profissional e pessoal para todos que participam. São dias de muita responsabilidade, equilíbrio psicológico, emoção e superação. A cada evento que participo volto uma pessoa diferente. É um privilégio poder fazer parte deste evento”, conta.

clique para ampliar clique para ampliarGabriel, ao lado da presidente Dilma. Ele conquistou a medalha de ouro em Eletrônica Industrial, na WordSkills 2011 (Foto: José Paulo Lacerda)

Gabriel D’Espíndula, que foi aluno do Senai e atualmente é professor da entidade, já recebeu medalha de ouro na Olímpiada do Conhecimento estadual e nacional. Ele também recebeu a premiação na maior competição mundial de educação profissional, a WordSkills, realizada em Londres, em 2011.  

Ele conta que o Senai ajudou no seu crescimento pessoal e desenvolvimento profissional. “Foi junto com a entidade que me tornei o que sou hoje. Não sei o que seria de mim sem o Senai”, revela.

Gabriel lembra quando começou a estudar na entidade, ele conheceu um grupo de alunos que se dedicavam para as competições. “Achei muito bacana, pois adoro desafios, e já fui perguntar como fazia para participar, e um professor me disse: - Você precisa se dedicar e ser o melhor”. A partir daí Gabriel não parou mais de estudar, buscar novos conhecimentos e conquistar medalhas e reconhecimento.  

Além de ministrar aulas, Gabriel participa de projetos no Senai e prepara alunos para participação nas competições de educação profissional. “Tenho orgulho em dizer que trabalho aqui. Muitas pessoas antes de ir trabalhar apenas pensam na aposentadoria e em voltar logo pra casa, no meu caso, eu adoro o que faço, sou feliz trabalhando no Senai”, destacou.

Depoimento
Para a solenidade de aniversário dos 70 anos do Senai, realizado na sede do Sistema Fiep, nesta terça-feira (12), Gabriel preparou um depoimento especial. O vídeo foi apresentado durante as comemorações. Confira:

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.