Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




História11/03/2013 - Atualizado em 12/03/2013

Senai foi fundado no Paraná em 1943

Conheça a história da entidade, que desde sua criação, colabora para o crescimento da indústria no Estado
clique para ampliar clique para ampliarPrimeira logomarca utilizada pelo Senai no Paraná. A logo seguia os padrões do Senai Nacional (Foto: Arquivo Senai)

Foi no dia 12 de março de 1943 que o Senai, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, foi fundado no Paraná. No Brasil, a entidade foi criada um ano antes, em 22 de janeiro de1942, por meio do Decreto-Lei nº 4048, do então presidente Getúlio Vargas.

Nesta época, o mundo estava em meio à Segunda Guerra Mundial, com baixa produção industrial. Os produtos industrializados, em sua maioria, ainda eram importados. Era preciso mudar.

Neste cenário, o Brasil se lançou em um grande esforço para alavancar a industrialização no território nacional e a fundação do Senai foi um dos pilares para o crescimento e desenvolvimento da indústria no Brasil.

Já passaram pela entidade nove gerentes regionais. O primeiro deles foi o industrial Ivo Cauduro Piccoli, que esteve à frente do Senai no Paraná entre 1943 e 1944. Atualmente o diretor regional do Senai é o colaborador Marco Antônio Areais Secco.

Desde os dias de sua fundação até hoje, o Senai e seus colaboradores trabalham em busca do desenvolvimento sustentável, crescimento e desenvolvimento da indústria do Estado.

Com a missão de promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da Indústria Brasileira, a entidade se expandiu pelo território paranaense ao longo dos anos. Atualmente são 46 unidades, que atendem cerca de 300 municípios paranaenses. 

A comunidade industrial conta com o Senai para formar novos trabalhadores para a indústria por meio de cursos de iniciação profissional, aprendizagem industrial, qualificação e aperfeiçoamento profissional, cursos técnicos, graduação tecnológica e pós-graduação, além de capacitações à distância e in company.

A entidade atua também em serviços tecnológicos e inovação realizando consultorias, ensaios laboratoriais industriais, além de prestar apoio tecnológico às indústrias. O Senai possui ainda a maior rede privada de laboratórios integrados do país e dá apoio para o desenvolvimento da inovação em cooperação com a indústria.

Você sabia

clique para ampliar clique para ampliarConstrução da primeira sede oficial do Senai, na Rua Chile, em Curitiba (Foto: Arquivo Senai)

A primeira unidade do Senai no Paraná começou a ser construída em 1948, na Rua Chile nº 1678, e a rua era de chão batido. Antes deste período a entidade realizava cursos em Curitiba em pavilhões alugados. Um deles era situado na Alameda Princesa Izabel n° 359, com curso de Solda, Marcenaria e Eletricidade. 

 

 

clique para ampliar clique para ampliarOs arredores da primeira sede do Senai ainda eram zonas rurais (Foto: Arquivo Senai)

Nessa época o Senai era muito distante do então centro de Curitiba. O local no qual o Senai estava localizado era ainda uma zona rural. A foto mostra como eram os arredores das instalações do Centro de Formação Profissional de Curitiba, o Senai

A segunda cidade escolhida para a instalação do Senai foi Londrina. A Escola de Aprendizagem de Londrina, hoje Senai em Londrina, começou a ser construída em 1947 e concluída em 1950.

 

Muito mais que uma canção...

clique para ampliar clique para ampliarCanção criada pelos alunos do Senai em 1953 (Foto: Arquivo Sistema Fiep)

A história do Senai tem muitas curiosidades, uma delas é uma canção, criada pelos alunos da entidade em 1953. Ela mostra que os jovens estavam engajados em mostrar a importância do Senai para a nação e destacavam a também a necessidade da qualificação para o desenvolvimento do Brasil.

 

 

 

 

 

 

 



clique para ampliar clique para ampliarPrimeira edição do jornal O Escudo, do Senai (Foto: Divulgação)

O Escudo
No ano de 1949, o Senai também contava com um jornal chamada O Escudo. Ele era uma publicação oficial dos alunos da então Escola de Aprendizagem do Senai em Curitiba. A primeira edição foi lançada em setembro daquele ano.

Publicação história
Antônio Theolindo Trevizan, que foi diretor regional do Senai no período de 23 de abril de 1962 a 09 de novembro de 1972 escreveu, nos 50 anos do Senai, um livro com todo o histórico da entidade até aquele ano. A publicação está digitalizada e foi disponibilizada para os colaboradores, por meio do Centro de Memória do Sistema Fiep.

Confira aqui o livro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS

julio cesar benitez - Terça-feira, 14 de Julho de 2015 - 16:20:47 - curitiba/PR

OLA, tive o imenso prazer de ser um dos previlegiados alunos no SENAI, cursei o curso de panificaçao no ano de 1985, na rua chile onde nao so aprendi a profissao de panificador como aprendi a ser grato,foi no senai que começou a minha carreira que tanto amo.

julio cesar benitez - Terça-feira, 14 de Julho de 2015 - 16:20:36 - curitiba/PR

OLA, tive o imenso prazer de ser um dos previlegiados alunos no SENAI, cursei o curso de panificaçao no ano de 1985, na rua chile onde nao so aprendi a profissao de panificador como aprendi a ser grato,foi no senai que começou a minha carreira que tanto amo.

Adriano J. da Silva - Sábado, 23 de Maio de 2015 - 17:07:26 - Lajeado/RS

Saudações, tive o privilégio de estudar e me formar técnico pelo SENAI do Paraná na Rua Chile, em Curitiba-PR, aonde aprendi uma profissão e foi desta dignamente que consegui meu sustento durante quase toda vida. Após o 2º grau, foi o SENAI que me deu pilares de conhecimento, dignidade e respeito, que levei por toda minha vida... Após me formei em outras instituições como Tecnólogo, Técnico Contabil, Técnico em Administração, Bacharel em adminstração de Empresas, mas nunca me esqueço deste instituição que me deu um rumo para na vida e pude contribuir até os dia atuais para o progresso empresarial de nosso país e que trgaa empregos e dignidade e qualidade de vida ao nosso povo. Atenciosamente Adriano JS.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.