Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
O colaborador do Sesi na Cidade Industrial de Curitiba (CIC),o paratleta Emerson Carvalho, foi convidado para participar do Amistoso da Seleção Brasileira de Futebol de cinco, que acontece de 17 a 26 de março de 2013 no Japão. Deficiente visual desde criança, Emerson foi medalha de ouro na Paralimpíada em Londres em setembro último. Ele trabalha como auxiliar de radiologia no Sesi e conta que o esporte foi fundamental para ajuda-lo a superar dificuldades. Em 2004 foi convocado para as Paralimpíadas de Atenas. Em 2007, disputou os jogos Parapanamericanos no Rio de Janeiro e foi campeão. Em 2008, foi convocado para as Paralimpíadas de Pequim, mas nas vésperas da viagem, sofreu uma lesão no tornozelo direito e não pode ir. Já está convocado para disputar a Copa América, que acontece em novembro deste ao.
Emerson conta que é preciso estar com o preparo físico em dia para o bom desempenho no esporte. “Ainda mais agora que vou para o Japão e terei a oportunidade de poder mostrar a modalidade mais reconhecida no Brasil, que é o futebol. É também é muito bom saber que tenho o reconhecimento dos meus colegas de trabalho me deixa muito confiante”, afirma.
A modalidade – O futebol de cinco faz parte das competições paralímpicas desde os jogos de Atenas, em 2004. É disputado por atletas com deficiência visual (total ou parcial, que usam vendas para que haja uma igualdade de condições). Os jogadores utilizam uma bola com um guizo, que serve como “guia”. O goleiro é o único atleta que não é deficiente visual e não usa vendas. A partida é dividida em dois tempos de 25 minutos. O campo é cercado por placas e tem o tamanho semelhante ao de uma quadra de futsal.