Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Intercâmbio04/03/2013

Sistema Fiep apresenta projetos a representantes da América Latina

Reunião aconteceu no último dia 27 e foi organizada pela Onward Brasil
clique para ampliar clique para ampliarProjeto do Sesi e do Senai foram apresentados durante o encontro (Foto: Mauro Frasson)

O Sistema Fiep participou na última quarta-feria (27) de uma reunião com cerca de 50 representantes do poder público e universidades de 11 países da América Latina e Israel, na sede da Fiep, no Jardim Botânico, em Curitiba. O objetivo foi apresentar o Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sesi, e a consultoria na área de gerenciamento de resíduos sólidos, oferecida pelo Senai. A reunião foi realizada pela Organização para o Desenvolvimento da América Latina e Caribe e África de Língua Portuguesa (Onward).

O grupo deixou Curiitba no úlitmo domingo, dia 28. Durante o tempo em que estiveram na capital, os representantes conheceram projetos e boas práticas realizadas em Curitiba, possíveis de serem reaplicadas em seus países.  

Projetos
Durante a reunião, o Senai apresentou o seu programa de resíduos sólidos e algumas iniciativas que contribuem com esta questão, como a Bolsa de Resíduos que é uma iniciativa que conta com a participação de todas as federações de indústrias do país.

“Esta é uma forma de auxiliar as indústrias a procurar resíduos que possam virar insumos”, destacou o consultor do Senai, Elcio Herbst. Este trabalho de consultoria em gerenciamento de resíduos sólidos pode ser realizado tanto em indústrias quanto em prefeituras para resolver o problema dos lixões a céu aberto. “Aspectos técnicos, econômicos e sociais devem ser levados em conta na hora de executar um plano de gerenciamento de resíduos sólidos em um município”, destacou Elcio.

O trabalho de mobilização social para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), realizado desde 2006, pelo Movimento Nós Podemos Paraná também foi apresentado.  O Círculo de Diálogo, metodologia utilizada que promove a articulação ente os três setores da sociedade para a busca do desenvolvimento local foi um dos destaques. “Conhecer os indicadores locais e definir como eu, como cidadão, posso contribuir são alguns dos pontos abordados durante o Círculo de Diálogo”, destacou a coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago Udenal.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.