Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
A inovação foi um dos principais temas que norteou a última semana no Paraná. Na quarta-feira (27), o Governador Beto Richa assinou o decreto que regulamenta a Lei de Inovação no Estado. A solenidade, que aconteceu na sede do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), contou com a presença do presidente da Fiep, Edson Campagnolo. No mesmo dia, Campagnolo participou da reunião ordinária do Conselho Temático de Política Industrial, Inovação e Design da Fiep, realizada na sede do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, que entre outros temas discutiu também a regulamentação da Lei de Inovação do Paraná.
Participaram da reunião do conselho representantes da iniciativa privada, do Sistema S, do Governo do Estado do Paraná e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). “O encontro visa, entre outros objetivos, discutir como a Fiep pode ajudar a dar soluções, no que diz respeito à inovação, tanto no âmbito político, quanto empresarial e acadêmico”, afirmou o coordenador do Conselho, o empresário Rodrigo Martins.
Na solenidade de assinatura do decreto, Campagnolo afirmou que a regulamentação da Lei de Inovação é um momento histórico para o Estado.
“A partir de agora, o Paraná terá um diferencial no que diz respeito à inovação. O Estado foi um dos últimos a adotar uma legislação específica nessa área, mas conseguimos juntar o que havia de melhor nas leis dos outros estados e tirar o que havia de ruim”, disse.
Campagnolo lembrou ainda que, para contribuir com o desenvolvimento da inovação no Paraná, o Sistema Fiep vai investir R$ 185 milhões nos próximos três anos para a instalação de oito Institutos Senai de Tecnologia, que vão apoiar diferentes setores da indústria paranaense.
Além disso, outros R$ 61 milhões serão investidos na sede da entidade no Jardim Botânico, em Curitiba, para a instalação de um Instituto Senai de Inovação voltado para a área de eletroquímica. Os investimentos, que contam com recursos do BNDES e contrapartidas da própria entidade, fazem parte do Programa de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira, capitaneado pelo departamento nacional do Senai.
Também no dia 27, o presidente da Fiep visitou a mostra IDEA Brasil, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. A exposição, promovida pelo Senai e Associação Objeto Brasil, reúne 150 trabalhos focados no design. Destes, 110 venceram o Prêmio IDEA em 2012 (13 projetos são paranaenses). Mais de 50 mil pessoas já passaram pela mostra, que encerra no próximo dia 31.