Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
O empresariado do Paraná está otimista em relação a 2013. A XVII Pesquisa Sondagem Industrial, divulgada nesta terça-feira (18) pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), aponta que o nível de otimismo do industrial paranaense é de 84,02%, outros 11,86% acreditam que o ano que vem será desfavorável e 4,12% têm expectativa indefinida. Quando foi feita a prospecção para 2012, apenas 76,95% dos entrevistados tinham expectativas positivas.
A pesquisa, finalizada em novembro deste ano, contou com a participação de 412 indústrias de todas as regiões do Estado e de todos os tamanhos. Sob a ótica da estatística, este número confere uma representatividade da amostra de 95% de confiabilidade e uma margem de erro de 5%.
Para o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, o aumento do otimismo da indústria paranaense se deve, em boa medida, ao desempenho do setor em 2012. “Percebemos que a evolução tanto da produção quanto das vendas industriais paranaenses continua acima da média nacional. Apesar de também enfrentar dificuldades, a indústria paranaense ainda navega em águas um pouco mais tranquilas do que a de outros estados”, disse.
Além disso, Campagnolo afirmou que as medidas de estímulo à indústria lançadas este ano pelo governo federal – como a desoneração da folha de pagamentos para vários setores – também ajudam a melhorar o otimismo do empresariado para 2013. “Principalmente no segundo semestre, o governo anunciou diversas medidas. Algumas delas só começam a valer a partir de janeiro e existe a expectativa de que tragam bons resultados”, disse.
Leia aqui a matéria completa.