Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Inovação11/12/2012 - Atualizado em 13/12/2012

Projeto do Sesi e Móveis Estrela é apresentado em evento de saúde

Aprovado pelo Edital Senai/Sesi de Inovação, o projeto "Coluna 100%" busca prevenir e minimizar efeitos da lombalgia em trabalhadores das indústrias
clique para ampliar clique para ampliarOs funcionários realizam exercícios posturais duas vezes por semana (Foto: Divulgação)

A coluna lombar é uma das regiões corporais mais acometidas por doenças relacionadas ao trabalho. O projeto “Coluna 100% - a escola postural dos trabalhadores da indústria”, que está sendo desenvolvido pelo Sesi em Arapongas em parceria com a empresa Móveis Estrela, tem, justamente, o objetivo de prevenir a lombalgia e minimizar os sintomas de quem já tem o problema. 

Aprovado pelo Edital Senai/Sesi de Inovação em 2011, o projeto foi apresentado no XVI Seminário Regional Sul de Saúde no Trabalho e XXVII Jornada Paranaense de Saúde Ocupacional, realizados de quarta-feira a sábado (5 a 8), em Curitiba.

Segundo Aline Cristina Hirata Pinetti, do Sesi em Arapongas, o projeto está sendo aplicado junto a 105 trabalhadores da Móveis Estrela, que é fabricante de estofados e dormitórios. “Os colaboradores passaram por avaliação e, neste momento, têm ações educativas, como palestras, e realizam exercícios posturais duas vezes por semana”, explica Aline, que é a gestora do projeto. Em fevereiro de 2013 eles terão uma nova avaliação. 

Ao final, a metodologia será manualizada e publicada. Isso permitirá que seja replicada em indústrias de outros setores, já que a lombalgia pode afetar o trabalhador, independente do setor em que atua.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.