Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Empresas e indústrias proativas são aquelas que antecipam mudanças de mercado e tomam decisões estratégicas de negócios a partir do que visualizam para o futuro. A conclusão é do professor e pesquisador da Fundação Dom Cabral nas áreas de marketing e inovação, Leonardo Araújo, que ministrou palestra sobre “Proatividade de Mercado: Uma nova abordagem para o crescimento”, promovida pela Escola de Gestão da Indústria, nesta sexta-feira (30), na sede da Fiep, no Jardim Botânico, em Curitiba.
A palestra de Araújo marcou o início de uma série de eventos que serão promovidos pela Escola de Gestão da Indústria. A Escola faz parte das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep e traz um novo conceito de formação executiva para a comunidade empresarial.
“O evento faz parte das novas ações que visam proporcionar conhecimentos ao empresariado por meio de trocas de experiências com profissionais de ampla vivência no mercado, sempre com foco nas demandas de empresas e indústrias”, afirmou Eduardo Vaz, gerente executivo do IEL no Paraná, entidade responsável pela gestão da Escola de Gestão da Indústria.
Antecipar mudanças – Na sua palestra, Leonardo Araújo, que é coautor do livro “Empresas proativas: Como antecipar mudanças no mercado”, destacou que além da característica de antecipar o futuro, a proatividade nas empresas está também na forma como elas se relacionam com o ambiente externo e como enxergam os negócios.
Na visão do especialista, as empresas proativas entendem que as regras do jogo competitivo, a princípio, ditadas pelo mercado ou pela sociedade, não são fixas. “As empresas podem mudar o cenário, escolhendo as melhores estratégias e evoluir nos negócios”, disse. Para que isso aconteça, é preciso que ela assuma uma postura realmente proativa e não permaneça apenas reativa, respondendo às mudanças de mercado.