Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Mais de 40 colaboradores e familiares do Sesi e Senai em Pato Branco participaram de uma confraternização no feriadão de 15 de novembro. Entre os dias 14 e 18 eles ficaram hospedados na sede da Colônia de Férias, em Guaratuba. A iniciativa é da equipe de gestão de clima da unidade, que organiza a viagem todos os anos e conta com parceira da Abessfi.
Os colaboradores participaram de um jantar e almoço na sede da colônia e aproveitaram os dias conhecendo um pouco mais dos colegas de trabalho e desfrutando dos espaços da colônia e da cidade de Guaratuba.
Festival de Natação reúne mais de 100 atletas do futuro em Dois
Vizinhos
Mais de 100 alunos do projeto Sesi Atleta do Futuro de Dois Vizinhos e Palmas participaram no dia 24 de novembro do II Festival de Natação, que aconteceu na cidade de Dois Vizinhos. Eles disputaram em categorias separadas pela faixa etária (Entre 6 e 8 anos, 9 e 11 anos e 12 e 14 anos).
Pais, parceiros do projeto e imprensa prestigiaram o evento que encerrou as aulas do projeto de natação neste ano. O Festival contou com o apoio das empresas parceiras Grupo Latreille, BRF e a Hidromania, que doaram brindes, como mochilas, bolas, camisetas e medalhas para todos os atletas.
Aula incentiva a prática do espanhol em alunos do Colégio Sesi
Para praticar a língua espanhola, alunos do Colégio Sesi em Foz do Iguaçu participaram de uma atividade diferenciada envolvendo gastronomia. Eles escolheram receitas do caderno Bom Gourmet, escrito em espanhol, e explicaram como fazer o prato para colegas de classe, também em espanhol.
A atividade foi proposta pelo professor da disciplina, Alex Beltrame. Com a ação, os alunos puderam praticar a linguagem e conhecer novas palavras e vocabulário em espanhol.
Práticas sociais de Cascavel são compartilhadas em Círculo de
Diálogo
O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) e o Movimento Nós Podemos Paraná realizaram na última sexta-feira (23) o Círculo de Diálogos em Cascavel. O evento contou com a presença de empresários e alunos do Colégio Sesi. Eles participaram de grupos e dialogaram sobre práticas sociais. Um dos casos apresentados foi o do Colégio Padre Carmelo, que falou sobre a reutilização de computadores usados e a realização de oficina na qual os alunos participam e aprendem a fazer a montagem e manutenção de computadores.
O Colégio Sesi também contribui para o diálogo. As alunas integrantes do Sesi Amiga apresentaram o projeto durante o evento. Por meio da iniciativa, as estudantes levam conhecimentos sobre doenças, gravidez na adolescência e sexualidade à outras adolescentes. Participaram do círculo de diálogos representantes da Grpcom, Colégio Padre Carmelo, Colégio Itécne, Anhanguera, LBV, Copel e PIC (Penitenciária Industrial de Cascavel) e a Coordenadora Regional do Movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago Udenal.
Consciência Negra I
Colégio Sesi em Cascavel realiza manifestação
No dia 20 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. Para celebrar a data o Colégio Sesi em Cascavel realizou uma manifestação no centro da cidade, chamando a atenção da população.
Eles entregaram panfletos e usaram faixas e camisetas personalizadas sobre a cultura africana, tema que faz parte da oficina
Mama África. Durante o semestre os estudantes também visitaram uma comunidade quilombola em São Miguel
do Iguaçu e assistiram uma palestra com um imigrante do Congo.
Consciência
Negra II
Colégio Sesi em Toledo também realiza
atividades
Alunos do Colégio Sesi em Toledo também realizaram atividades no Dia Nacional da Consciência Negra. Durante as oficinas de aprendizagem, os alunos estudaram a história e refletiram sobre a data. Eles apresentaram ainda as pesquisas realizadas, destacando a cultura por meio de músicas, poesia, danças, cartazes e textos.
A ação teve como objetivo gerar reflexões e valorizar cada vez mais a diversidade cultural do Brasil, além de desenvolver valores de igualdade, respeito e fraternidade.
Caminhada de alunos do Sesi divulga campanha “A Sombra do Imposto”
No dia 21 de novembro, alunos Colégio Sesi em Pato Branco organizaram e participaram de uma caminhada para divulgar a campanha “A Sombra do Imposto”, da Fiep. O evento aconteceu na Praça Municipal e chamou a atenção da sociedade para a alta cobrança de impostos no Brasil. Os alunos entregaram cartilha do projeto e conversaram com quem passava pelo local sobre a campanha.
Os estudantes também encontraram o prefeito da cidade e tiveram a oportunidade de conversar sobre o material de divulgação da campanha. A ação foi acompanhada pela professora responsável pela atividade, Patrícia Albani. A televisão local Sudoeste também esteve no local e entrevistou os estudantes.
Mais de 420 alunos participam do Indústria Itinerante em Foz do Iguaçu
Mais de 420 alunos do Colégio Costa e Silva de Foz do Iguaçu foram atendidos neste ano pelo programa Escola Indústria Itinerante, do Sesi e Senai. A iniciativa levou orientação profissional e formação cidadã aos jovens do ensino fundamental da instituição. Para encerrar as atividades do programa, os alunos participaram de um campeonato de pião e apresentaram produtos sustentáveis desenvolvidos durante o programa.
Alunos visitam templo budista e mesquita em Foz do Iguaçu
Alunos do Colégio Sesi em Marechal Cândido Rondon, que fazem parte da oficina “Primavera Árabe” participaram de uma viagem de estudos em Foz do Iguaçu. Eles conheceram um templo budista e a mesquita da cidade. Os alunos foram acompanhados pelo professor de arte, história e sociologia, Luiz Eduardo Deon.
Durante a atividade, os alunos tiveram contato com culturas que não estão presentes no cotidiano desses estudantes. Palestras e experiências vividas enriqueceram o conhecimento dos alunos, que também visitaram o Colégio Sesi em Foz do Iguaçu.
Alunos visitam hospital em Foz do Iguaçu
No dia 05 de novembro, 35 alunos do curso de Técnico em Segurança do Trabalho (Pronatec) visitaram o Hospital Ministro Costa Cavalcanti, administrado pela Fundação de Saúde Itaiguapy. Os estudantes foram acompanhados pelo professor Edwin Ricardo. Na visita, os alunos conheceram mais sobre a gestão SSO nas empresas. No hospital, o Sesmet é composto por três técnicos de segurança do trabalho, sendo dois deles ex-alunos do Senai. Também trabalham mais um engenheiro de segurança, um médico do trabalho e um enfermeiro do trabalho.
Por meio da visita, os alunos tiveram a oportunidade de verificar na prática as atribuições dos profissionais da área de segurança do trabalho, inclusive conhecer os procedimentos prevencionistas aplicados em uma empresa que possui aproximadamente 998 empregados ativos e mais 200 terceirizados.
Estudantes do Senai conhecem as obras da UNILA
Alunos do 3º módulo do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Senai em Foz do Iguaçu visitaram neste mês o canteiro de obras da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-America). A visita teve como objetivo complementar os estudos relacionados às condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção.
Durante a atividade, os alunos tiveram oportunidade de verificar as diversas fases da obra, como escavações, concretagem, carpintaria, armações de aço, além de acompanhar a operação de uma grua.