Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Uma carreira no Sistema Fiep que teve início em 1989. Foi neste ano que o atual gerente de negócios setoriais, Almir Gaspar Schenfeld, começou a trabalhar na entidade, ainda como supervisor da área de lazer, na sede, em Curitiba. "Minha sala era nas instalações do teatro Sesi, onde hoje é o estacionamento", lembra.
Nesses 23 anos de Sistema Fiep foram muitas as oportunidades, aliadas à vontade de fazer acontecer e a busca constante de aprendizado e crescimento.
"Passei por dezenas de unidades no Paraná. Trabalhei em todas as regiões do Estado. Foram 13 mudanças, entre unidades e funções", revela Almir, que já trabalhou em unidades nos munícipios de Foz do Iguaçu, Medianeira, União da Vitória, Guarapuava, São José dos Pinhais, Campo Largo, Quatro Barras, Curitiba (CIC, Cietep, Boqueirão), Colombo, Maringá e Londrina, como gerente da regional Norte.
Almir nasceu no dia 28 de setembro, de 1962. É natural da cidade de Curitiba e, com 50 anos de idade, coleciona no currículo a formação acadêmica em Educação Física e especializações em Administração do Lazer, Marketing, Ações de Iniciativas Sociais, Gestão Industrial e MBA Indústria. Ele é pai de dois filhos, Rafaela, de 16 anos e Henrique, de 13 anos.
No Sistema Fiep, Almir é gerente de negócios setoriais e atende as áreas de construção civil, metalmecânica, eletroeletrônica, TI, audivisual, além de clientes estratégicos, alinhado a equipe de inteligência de mercado e em sintonia com as unidades e as casas do Sistema Fiep (Fiep, Sesi, Senai, IEL).
Desafio e motivação na vida das pessoas
Almir
conta que a carreira sempre foi motivada pela contribuição efetiva para mudar a vida das pessoas. "Essa ação
é algo que me move, que mexe comigo e me faz cada dia ser melhor para seguir em frente", disse. Segundo ele,
somente com a união é possível conquistar resultados positivos e com a sinergia das ações
de colaboradores e parceiros é possível chegar a grandes vitórias.
Para ele, o desafio e a motivação são as chaves que permitem que cada um melhore a cada dia. "Acredito que as pessoas fazem a diferença em uma organização e minha ação é oportunizar para os colaboradores, por meio de desafios, condições de melhor desenvolvimento das atribuições em prol da possibilidade da mudança de vida das pessoas", relata. Ainda, segundo Almir, "é importante que um líder motive, incentive e influencie pessoas para o trabalho com entusiasmo, voltado para o bem de outras pessoas".
Lembranças da carreira
Entre fatos curiosos que marcaram
a trajetória de carreira, Almir cita a realização de uma partida de futebol de salão, quando era
da área de Lazer do Sesi. A partida teve duração de 24 horas e foi realizada entre duas empresas da cidade
de União da Vitória.
"As empresas revezaram os mais de 50 atletas inscritos. Foram oito árbitros envolvidos". Também em União da Vitória, na época em que era gerente de unidade, o colaborador lembra que no ano de 1999, a equipe da empresa Miguel Forte foi campeã sul brasileira de futsal nos jogos do Sesi e foi para a Bulgária representar o Brasil, no Campeonato Mundial de Futsal dos Trabalhadores, sagrando-se campeã.
"Participamos de todos os passos dessa conquista. Preparamos os trabalhadores atletas. Muitos deles nunca tinham viajado de avião e poucos conheciam a capital do estado. Foi um fato surpreendente. No retorno dos atletas, o município conheceu a maior carreata de sua história, foi emocionante", diz.
Em uma das diversas formaturas já presenciadas por Almir, uma foi especial. Ele lembra que uma senhora de mais de 80 anos puxou a manga do seu paletó e agradeceu a oportunidade de voltar ao banco escolar e estudar. Ela disse que com a capacitação recebida ela não pegava mais o ônibus pela cor, mas sim, pelo letreiro, pois tinha aprendido a ler.
Para Almir, em cada ação realizada pela equipe competente, dedicada e comprometida do Sistema Fiep, é possível perceber que as pessoas acreditam cada vez mais no papel e na missão da organização, que está em servir e contribuir para a competitividade da indústria paranaense. "São as pessoas que fazem tudo isso acontecer e não tem nada melhor do que ouvir, ver e sentir a emoção dos cidadãos, que tiveram a vida transformada por meio de nosso trabalho", finaliza.
Paixão pela corrida e pela marcenaria
Foi inspirado na
vida de Emerson
de Carvalho, colaborador do Sistema Fiep que foi campeão de futebol de 5 na Paralimpíada de Londres, que
Almir retomou a paixão pela corrida de rua.
"Tive a oportunidade de acompanhar o Emerson bem de perto, vendo as fases que ele passou, nas quais lutou bravamente e conseguiu façanhas importantes no esporte. Ele é um atleta exemplo, nos ensina que os desafios existem para serem superados. Ele tem uma forte influência na minha decisão de voltar a correr", revela.
Outra paixão de Almir é trabalhar com a marcenaria. "Aprendi essa profissão com meu avô e com meu pai, o seu Ico", afirma. A atividade o levou a conhecer um pouco de tudo. "Gosto de fazer reparos e pequenos consertos em casa", disse.
Ler bons livros e revistas, além de viajar, escutar rádio, assistir a filmes e navegar na internet são outras atividades que fazem parte das horas vagas do colaborador.
Almir, que bacana ler sobre sua trajetória dentro do sistema FIEP. Não sabia que era formado em Educação Física, muito legal!
E
que venham muitas corridas de rua!
Muito sucesso na vida pessoal e profissional sempre. Abraço
"Mudar a vida das pessoas..." frase inesquecível que adoro parafrasear...Parabéns pela sua história de vida e obrigada pelo apoio e incentivo ao nosso trabalho.
Parabéns Almir, você realmente é uma pessoa especial. Faz a diferença por onde passa. Abraços!
Muito bonita algumas citações de sua estória, Parabéns Almir!
Almir, realmente você muda a vida das pessoas!!!
Fato comprovado.
Abraços
Muito sucesso, saúde e felicidades em sua vida!
É muito bom ter um amigo com uma história vitoriosa e um líder nato como o Almir.
Almir, tudo que acabei de ler não me surpreende, falando de vc não me surpreende, eu o conheço! Conheço e sou grato de tê-lo
como amigo!
Outras coisas não foram ditas:
A lealdade,
O companheirismo,
O ter sempre tempo para todos, embora
sacrificando o seu próprio tempo,
A beleza da simplicidade, da claridade, da pureza do agir e pensar.
Recentemente
lhe lembrei a fala da Raposa no Pequeno Príncipe e torno repetir:
"A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse
a raposa.
- Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma.
Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não
existem lojas de amigos,
os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!"
Tú se tornas ETERNAMENTE
responsável, por aquilo que cativas!
O Pequeno Príncipe
Sou um dos inúmeros que vc cativou!
Reconhecida
homenagem!
Grande Almir! Parabéns pela sua história de conquistas e pela parceria de longos anos em nossas conversas sobre o aprendizado
coletivo que é conviver no Sistema Fiep.
Continue cuidando da saúde que é nosso maior patrimônio. Muita luz e paz em sua
vida pessoal e profisisonal. um abraço!