Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, recebeu nesta segunda-feira (17) o paraatleta Emerson de Carvalho. Colaborador do Sesi, Emerson conquistou a medalha de ouro no Futebol de 5 para portadores de deficiência visual na Paralimpíada de Londres, encerrada no último dia 9. "A vitória do Emerson é a nossa vitória. Nos sentimos no pódio junto com ele quando subiu para receber a medalha", afirmou Campagnolo. "Acima de tudo, ele é um bom profissional dentro do Sistema Fiep e queremos que continue desenvolvendo seu papel. Continuaremos incentivando a ele e, se tivermos outros atletas com esse mesmo perfil, também vamos apoiar para que continuem dando esse belíssimo exemplo", acrescentou.
Funcionário do setor de radiologia no Sesi da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Emerson agradeceu o apoio recebido pela entidade durante seu período de treinos para a Paralimpíada. "Em alguns momentos, pensava até em desistir. Na preparação, eram 16 atletas e ficariam apenas 10. Mas quando lembrava do apoio e do incentivo do pessoal daqui, tirava forças e conseguia sempre executar meu máximo", contou. "Graças a Deus fomos recompensados com essa nossa medalha, que não é só minha, mas de todo o Sistema Fiep".
Segundo Emerson, a medalha de ouro em Londres foi a realização de um sonho. Porém, para ele o mais importante é que sua história pode servir de motivação para que outros portadores de necessidades especiais se envolvam com a prática esportiva. "Hoje o deficiente não pode ser visto como uma pessoa limitada. Sabendo trabalhar, sendo dedicado e disciplinado, ele pode se tornar um campeão e um dia ter uma medalha como esta", declarou.
O exemplo de Emerson será utilizado como motivação também para as crianças e adolescentes que participam do projeto Atleta do Futuro, do Sesi. O diretor superintendente do Sesi Paraná, José Antônio Fares, explica que o paraatleta deve dar palestras a diversas turmas do programa. "Através do esporte você aprende a conviver em família e em sociedade, a enfrentar desafios, saber que vida tem obstáculos, mas que podem ser superados. Nada melhor do que esse exemplo do Emerson para ser compartilhado com nossos alunos do Atleta do Futuro, porque se trata de uma história de grande esforço, sacrifício, obstinação e desafio pessoal", disse.
Confira a reportagem em vídeo: