Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Coordenadores, orientadores pedagógicos, professores e monitores do Colégio Sesi e equipe ténica do programa Cuide-se +, do Sesi, participaram entre os dias 28 de agosto e 10 de setembro do "Curso de Atualização em Prevenção ao Uso e Abuso de Substâncias Psicoativas". A capacitação reuniu colaboradores no Cietep, em Curitiba e foi transmitida por meio de videoconferência para todas as equipes do Colégio Sesi.
Promovido pelo Programa Sesi Jovem, do Colégio Sesi, em parceria com a Secretaria Antidrogas Municipal (SAM), a capacitação teve como objetivo atualizar e aprimorar conhecimentos sobre dependência química. Participaram como palestrantes a equipe da SAM e voluntários de diversas áreas, entre eles, psiquiatras e psicólogos.
Com o curso, aproximadamente 90 profissionais poderão atuar como multiplicadores das informações na prevenção ao uso e abuso de substâncias psicoativas entre jovens estudantes do Colégio Sesi.
No dia 10 de setembro os participantes receberam a visita de cães treinados pelo Projeto "Cão Amigo" da Secretaria Antidrogas. Eles atuam nas escolas realizando demonstrações socioeducativas de como encontrar a presença de drogas, de forma lúdica, entretendo os alunos e evitando o constrangimento de uma revista policial. Instrutores da secretaria conversaram sobre as operações com os participantes.
Vale lembrar que o programa Sesi Jovem, iniciativa da Gerência de Operações Inovadoras do Colégio Sesi, tem como objetivo a promoção da saúde e da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Neste ano as ações são focadas na prevenção e no enfrentamento ao uso e abuso de álcool e outras drogas, e envolvem pais, alunos, colaboradores e comunidade.
Para Paula Dorn, da Gerência de Operações Inovadoras, o curso repassou informaçoes fundamentais da politica atual sobre drogas, conceitos, formas de abordagem e noções básicas em dependência. "A capacitação foi um momento importante para os educadores. Ela possibilitou o esclarecimento de dúvidas e troca de experiências, sensibilizando e preparando os profissionais para lidar com situações vivenciadas nos Colégios Sesi", disse. Segundo ela, os conhecimentos adquiridos podem fazer toda a diferença na vida dos alunos.