Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Capacitação28/08/2012

Ergonomistas do Sesi ministram curso de Ergonomia Prática em Goiânia

A capacitação foi específica para área de construção civil. Participaram mais de 20 profissionais, de diversas áreas de conhecimento

 

clique para ampliar clique para ampliarParticipantes do curso Ergonomia Prática realizado pelo Sesi Paraná em Goiânia. Eles receberam certificados pela conclusão da capacitação (Foto: Divulgação)

Profissionais do Sesi no Paraná estiveram entre os dias 14 e 17 de agosto no departamento regional de Goiânia para realizar o curso "Ergonomia Prática", voltado para a área de construção civil. Participaram do treinamento 28 pessoas, entre elas colaboradores do Sesi e da Construtora Pontal Engenharia, além de profissionais de educação física, medicina, engenharia, fisioterapia e técnicos de segurança.

A capacitação foi ministrada pelas ergonomistas Maria do Rocio Buczek, da gerência de segurança e saúde no trabalho, e Adriana Floriano, de São José dos Pinhais. O curso teve duração de 28horas/aula e tratou de conceitos de ergonomia física, cognitiva e organizacional. A capacitação mostrou aos participantes que o assunto ergonomia é amplo e vai além da adequação de mobiliários, como mesas e cadeiras.

"Usamos como exemplo a figura de um iceberg. É fácil enxergar o que está acima da água (ergonomia física), mas o que está abaixo pode ser mais importante para se evitar acidentes  (ergonomia cognitiva e organizacional)", afirmou Maria do Rocio.

A experiência em Goiânia também mostrou que a ergonomia é um esforço contínuo para a melhoria do desempenho e bem estar dos trabalhadores em relação aos equipamentos, ambiente e organização do trabalho. A ergonomia deve focar-se também na análise da realização das tarefas e atividades realizadas pelos trabalhadores para identificação dos fatores de risco que eles estão expostos.

Para Adriana Floriano, a capacitação, realizada por meio de metodologia do Sesi Paraná, foi uma atividade diferenciada pois mostrou como é feito o trabalho de Ergonomia em indústrias paranaenses. "Fizemos um alinhamento teórico e atividades práticas, com a realização de levantamento de dados, estudos em grupos e apresentação de resultados e melhorias", informa.

No Paraná, o Sesi oferece, além do relatório e laudo ergonômico, consultoria e acompanhamento das implementações de melhorias propostas às empresas e indústrias. "Procuramos informar as empresas dos fatores de riscos que estão expostas e sugerimos melhorias que são debatidas em conjunto", conta Maria.

Segundo ela é preciso que as organizações busquem o serviço de ergonomia não apenas quando são autuadas por órgãos fiscalizadores e para isso o Sesi oferece uma ergonomia consciente, que auxilia e melhora o dia a dia das empresas e dos trabalhadores, prevenindo fatores de risco. A ação também melhora o desempenho de colaboradores e a qualidade dos produtos.

Aula prática - Para mostrar na prática o trabalho realizado pelos profissionais de ergonomia, o Sesi Paraná promoveu uma aula de campo com os participantes em uma das obras da Construtora Pontal Engenharia. "Organizamos cinco grupos e passamos a orientar a coleta de dados para as análises ergonômicas", disse Maria.

Eles também realizaram a análise e emissão de relatórios, com direito a apresentação de resultados e propostas de melhorias para a Construtora Pontal. A empresa estudará as propostas e sua implantação nas próximas obras, priorizando a melhoria contínua dos processos para o bem estar dos trabalhadores.

COMENTÁRIOS

Geremasvictor - Quinta-feira, 04 de Setembro de 2014 - 11:15:19 - Angola/AC

gostei dos temas que foram tratados, é uma valia.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.