Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Profissionais do Sesi no Paraná estiveram entre os dias 14 e 17 de agosto no departamento regional de Goiânia para realizar o curso "Ergonomia Prática", voltado para a área de construção civil. Participaram do treinamento 28 pessoas, entre elas colaboradores do Sesi e da Construtora Pontal Engenharia, além de profissionais de educação física, medicina, engenharia, fisioterapia e técnicos de segurança.
A capacitação foi ministrada pelas ergonomistas Maria do Rocio Buczek, da gerência de segurança e saúde no trabalho, e Adriana Floriano, de São José dos Pinhais. O curso teve duração de 28horas/aula e tratou de conceitos de ergonomia física, cognitiva e organizacional. A capacitação mostrou aos participantes que o assunto ergonomia é amplo e vai além da adequação de mobiliários, como mesas e cadeiras.
"Usamos como exemplo a figura de um iceberg. É fácil enxergar o que está acima da água (ergonomia física), mas o que está abaixo pode ser mais importante para se evitar acidentes (ergonomia cognitiva e organizacional)", afirmou Maria do Rocio.
A experiência em Goiânia também mostrou que a ergonomia é um esforço contínuo para a melhoria do desempenho e bem estar dos trabalhadores em relação aos equipamentos, ambiente e organização do trabalho. A ergonomia deve focar-se também na análise da realização das tarefas e atividades realizadas pelos trabalhadores para identificação dos fatores de risco que eles estão expostos.
Para Adriana Floriano, a capacitação, realizada por meio de metodologia do Sesi Paraná, foi uma atividade diferenciada pois mostrou como é feito o trabalho de Ergonomia em indústrias paranaenses. "Fizemos um alinhamento teórico e atividades práticas, com a realização de levantamento de dados, estudos em grupos e apresentação de resultados e melhorias", informa.
No Paraná, o Sesi oferece, além do relatório e laudo ergonômico, consultoria e acompanhamento das implementações de melhorias propostas às empresas e indústrias. "Procuramos informar as empresas dos fatores de riscos que estão expostas e sugerimos melhorias que são debatidas em conjunto", conta Maria.
Segundo ela é preciso que as organizações busquem o serviço de ergonomia não apenas quando são autuadas por órgãos fiscalizadores e para isso o Sesi oferece uma ergonomia consciente, que auxilia e melhora o dia a dia das empresas e dos trabalhadores, prevenindo fatores de risco. A ação também melhora o desempenho de colaboradores e a qualidade dos produtos.
Aula prática - Para mostrar na prática o trabalho realizado pelos profissionais de ergonomia, o Sesi Paraná promoveu uma aula de campo com os participantes em uma das obras da Construtora Pontal Engenharia. "Organizamos cinco grupos e passamos a orientar a coleta de dados para as análises ergonômicas", disse Maria.
Eles também realizaram a análise e emissão de relatórios, com direito a apresentação de resultados e propostas de melhorias para a Construtora Pontal. A empresa estudará as propostas e sua implantação nas próximas obras, priorizando a melhoria contínua dos processos para o bem estar dos trabalhadores.
gostei dos temas que foram tratados, é uma valia.