Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




ANIVERSÁRIO21/08/2012

IEL Paraná completa 43 anos de fundação

Só neste ano, entidade já colocou mais de cinco mil estagiários no mercado de trabalho


clique para ampliar clique para ampliarOvaldir Nardin, Marco Secco, Edson Campagnolo, Vanusa Vilarinho e José Antônio Fares comemoram os 43 anos do IEL no Paraná (Foto: Gilson Abreu)

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, e a equipe de colaboradores do IEL no Paraná comemoraram, nesta terça-feira (21), os 43 anos de fundação do IEL na sede do Sistema Fiep, no Centro Cívico. Também estiveram presentes o superintendente corporativo do Sistema Fiep, Ovaldir Nardin, o diretor regional do Senai no Paraná, Marco Secco, a gerente executiva do IEL no Paraná, Vanusa Vilarinho e o superintendente do Sesi e do IEL no Paraná, José Antônio Fares.

"É de fundamental importância o trabalho que é feito internamente e também para a indústria com foco nos estagiários. O diferencial, agora, é o olhar da gestão industrial do Estado junto da Famec com a educação executiva e acadêmica", destacou Campagnolo.

No Paraná, o IEL foi criado em 21 de agosto de 1969 pelo então presidente da Fiep, Mário de Mari, com o intuito de levar o conhecimento acadêmico para dentro das empresas.

clique para ampliar clique para ampliarEquipe de colaboradores do IEL, em Curitiba, com o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo (Foto: Gilson Abreu)

"É um momento de comemoração de um novo ciclo de muitas oportunidades. Estamos tendo apoio de todas as casas (Fiep, Sesi e Senai) e isso é imprescindível. É o valor agregado à indústria por meio de pessoas", enfatiza Vanusa Vilarinho, gerente executiva do IEL no Paraná.

Você conhece o IEL?

O IEL iniciou suas atividades com uma proposta avançada para a época: aproximar os estudantes do setor produtivo por meio de estágios supervisionados. Nos anos 90, quando as indústrias brasileiras começaram a se internacionalizar, o IEL começou a diversificar suas atividades para aperfeiçoar a gestão dos negócios, inovação e modernização das práticas empresariais.

Um importante marco no redirecionamento do IEL no Paraná foi a implantação do Mapa Estratégico da Indústria e Mapa Estratégico do Sistema Fiep.

clique para ampliar clique para ampliarColaboradores do IEL, em Maringá, também comemoraram a data na unidade (Foto: Divulgação)

Com unidades em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel, o IEL promove programas voltados à gestão de talentos com foco em estágios e aperfeiçoamento empresarial por meio de educação executiva; além de oferecer serviços para qualificação de fornecedores.

O IEL apoia empresas na criação de ambientes favoráveis à inovação, presta assessoria prática e insere profissionais com habilidades específicas para a atividade industrial. Promove também a educação em gestão para todos os níveis e modalidades do setor industrial.

Quem foi Euvaldo Lodi

Primeiro presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Euvaldo Lodi foi um industrial competente e um político hábil. Nascido em Ouro Preto, em 9 de março de 1896, formou-se na Escola de Minas e Metalurgia em 1920.

clique para ampliar clique para ampliarNa unidade de Londrina, colaboradores também festejaram o aniversário da entidade (Foto: Divulgação)

Na década seguinte, já no Rio de Janeiro, integrou o Conselho Diretor da Federação Industrial do Rio de Janeiro. Nesse período, dedicou-se, ao lado de Horácio Lafer, Roberto Simonsen e Vicente Galiez, à organização de sindicatos patronais em todo o país em nome do Centro Industrial do Brasil (CIB), o embrião da CNI.

Participou dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, para a qual foi eleito como um dos 17 representantes dos empregadores a partir de novembro de 1933. Ocupou a presidência da CNI até 1954, quando retornou ao Congresso Nacional como Deputado por Minas Gerais. Morreu em 1956, em acidente automobilístico.

COMENTÁRIOS

Almir Gaspar Schenfeld - Terça-feira, 21 de Agosto de 2012 - 21:20:45 - Londrina/PR

Parabéns a todos que fizeram e fazem o IEL no Paraná, uma instituição que oportuniza ao jovem estudante a vivenciar a realidade laboral.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.