Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
O estilo músical "Rock" é para a colaboradora do Sesi em Ponta Grossa, Simone de Ávila, uma atitude e uma filosofia de vida. Simone começou sua carreia no Sistema Fiep em 2007 e atua na área de segurança do trabalho, exercendo a função administrativa junto aos engenheiros e técnicos de segurança.
Mas além de trabalhar no Sistema Fiep, ela exerce outra paixão: a de cantar rock. Seu gosto pelo estilo músical começou ainda quando criança. "Cresci escutando rock n´roll. Tive boas bases no estilo por causa da influência do meu pai. Desde tenra idade escutava Beatles, Elvis, Hollies, Jovem Guarda e por ai vai", conta. A colaboradora começou a estudar música com apenas seis anos e aos quinze já tocava em algumas bandas. "Atuei como tecladista em bandas de heavy metal melódico e neste mesmo período ministrei aulas de música", revela.
Além de tocar instrumentos musicais, Simone também começou a cantar e em 2007 ingressou em um estúdio para estudar. "Até o presente momento continuo a minha caminhada na música. A princípio aprendi canto lírico, mas como minha "praia" é o rock n´ roll, fui desenvolvendo um vocal mais rasgado e com mais pegada", afirma.
A experiência com a música não parou por aí. Em 2008 Simone foi convidada para ser vocalista da banda ThunderHeart. "Tocávamos Hard Rock e Rock n´ Roll clássico", disse. Em 2010 a banda acabou se desfazendo e Simone montou, no ano passado, o próprio grupo de música medieval/renascentista chamado Sagres.
"Este era um sonho antigo, pois sempre tive um grande encanto pelos tempos antigos, e por tal motivo, quando mais jovem, fiz parte da sociedade para estudos medievais Tuatha de Arianrhod, que possuía integrantes de Ponta Grossa e outras cidades", revela.
Apesar do grande esforço do grupo, o Sagres acabou sendo encerrado, pois os músicos tinham muitas atividades paralelas. Mas Simone não pretende parar. "Agora, tenho feito algumas apresentações solo. Mas em breve pretendo retornar com um projeto", afirma.
Mesmo conquistando muitos adeptos, o Rock ainda é visto com preconceito por algumas pessoas. Mas para Simone, os shows são tranquilos, sem vândalos. "Muitos possuem uma imagem distorcida do estilo", lamenta. Segundo ela os amantes do Rock "são sossegados, da paz".
Simone conta ainda que existem muitos registros de projetos com cunho social envolvendo o Rock, como o UNITED ROCKERS 4U (2011), feito por músicos de bandas de Hard Rock para ajudar a Cruz Vermelha na época dos tsunamis que devastaram partes do Japão, e o Hear 'n Aid (1985), disco gravado por vários artistas de Hard Rock e Heavy Metal, com intuito de arrecadar dinheiro para as crianças famintas da África.
"Por essas e por outras atitudes que o rock me encanta e me convence de sua boa índole", revela.
Entre as músicas preferidas e estilos dentro do Rock, Simone cita o AOR (Album-Oriented Rock ou Album-Oriented Radio), Hard Rock, Classic Rock, Southern Rock, Prog Rock, Heavy Metal, Folk Metal, Country Rock, Folk Rock. As bandas preferidas da colaboradora são: Kiss, Bon Jovi, Nelson, Europe, Journey e Chicago.
Além de cantar e tocar instrumentos, Simone conta que gosta de assistir a documentários sobre história e ler. "Sou fascinada por história, sociologia e religião. A maior e mais perfeita combinação. A idade antiga, média e renascentista renderam fatos intrigantes e que merecem nossa atenção. Também gosto do período da segunda guerra e dos anos 60, da cultura Flower Power", conta.
Desafios: A falta de apoio que os músicos encontram é o maior desafio na carreia musical segundo Simone. Ela lembra que antigamente existiam mais festivais, porém atualmente, pelo menos no Brasil, o Rock não tem muito mais espaço para atuar. "Sabemos que em outros continentes há festivais grandiosos e no nosso país, os festivais voltados para o rock, tem muitos estilos, menos o proposto", comenta.
Para quem quer começar carreira neste estilo musical, Simone revela que não é fácil e que é preciso estudar muito, além de ter contatos especialmente com pessoas fora do Brasil. "Tenho amigos que gravaram CD, mas com produção internacional. Infelizmente aqui no Brasil, com o passar dos anos, o que é bom transformou-se em algo underground", finalizou.
Confira abaixo alguns álbuns de Rock que Simone separou para quem, assim como ela, curte o estilo musical ou busca conhecer mais sobre ele:
PROGRESSIVE ROCK:
Bacamarte - Depois do fim
Folque - Same
Premiata Forneria Marconi - Storia Di Un Minuto
Renaissance
- Scheherazade And Other Stories
Sagrado Coração da Terra - A Leste Do Sol, Oeste Da Lua
CLASSIC ROCK:
Blackjack - Blackjack
Casa das Máquinas - Casa de Rock
Deep Purple - Stormbringer
Mountain:
Climbing
O Peso - Em busca do paraíso perdido
Rainbow - Ritchie Blackmore´S Rainbow
The
Don Harrison Band - The Don Harrison Band
AOR:
Auras - New Generation (Curitiba)
Chicago - The Chicago Story Complete Greatest Hits
Jaime
Kyle - Back From Hollywood
Journey - Arrival
Richard Marx - Rush Street
Richie Sambora -
Undiscouvered Soul
Robby Valentine - The Magic Infinity
Robin Beck - Trouble Or Nothin'
Steve Perry
- For The Love Of Strange Medicine
Survivor - Eye Of the Tiger
HARD ROCK
Bon Jovi - New Jersey
Europe - The Final Countdown
House of Lords - World Upside Down
King
Kobra - Thrill Of A Lifetime
Kiss - Hot In The Shade
Nelson - After the rain
SOUTHERN ROCK:
Bo Bice - 3
Blackfoot - Tomcattin
Charlie Daniels Band - Fire On The Mountain
Lynyrd Skynyrd
- Pronounced Leh-Nerd Skin-Nerd
METAL:
Fifth Angel - Time will tell
Rhapsody - Symphony of Enchanted Land
Riot - Thundersteel
Stratovarius
- The Chosen Ones
Viper - Theatre of Fate
COUNTRY ROCK:
Garth Brooks - In Pieces
Kenny Chesney - When The Sun Goes Down
Kevin Costner And Modern West -
Untold Truths
FOLK/ MEDIEVAL/ CELTIC:
Blackmore's Night - Shadow Of The Moon
Braagas - No.1 (2007)
Faun - Unplugged
Mediaeval
Baebes - The Rose
Taberna Folk - Medieval, Celtic And Epic Songs
The Cottars - On Fire