Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Aniversário14/08/2012

Fiep homenageia industriais na comemoração de seus 68 anos

Solenidade que acontece na última sexta-feira foi marcada pela entrega da medalha do Mérito Industrial e da láurea Honra ao Mérito

 

clique para ampliar clique para ampliarValter Pereira da Rocha, Rodrigo Rocha Loures, Carmen Donaduzzi, Edson Campagnolo, Ermínia Latreille, Dilvo Grolli e Nelson Hubner (Foto: Gilson Abreu)

Com uma solenidade marcada por homenagens a empresários que se destacam por sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social do Estado, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) comemorou na última sexta-feira (10), seus 68 anos de fundação. A celebração aconteceu na sede da Fiep no Jardim Botânico, em Curitiba, com a presença de cerca de 600 pessoas e diversas lideranças empresariais e políticas. Participaram do evento o vice-governador Flávio Arns, o senador Sérgio Souza, o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Alessandro Teixeira e o diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Afonso Ferreira.

"Um industrial hoje no Paraná ou no Brasil é um herói. O que estamos fazendo é mostrar para a comunidade que esses homens e essas mulheres fazem a diferença para o Estado e para o País", disse o presidente da Fiep, Edson Campagnolo ao saudar os homenageados da noite. "Ao homenageá-los queremos mostrar que estas pessoas são exemplos que podem ser seguidos", destacou. Campagnolo lembrou o início da história da Fiep fazendo referência aos sindicatos fundadores. Fez também alusão aos mais de 50 presidentes de sindicatos presentes à cerimônia e aos ex-presidentes da Federação. 

clique para ampliar clique para ampliarO Brasil vai chegar onde a gente quer se caminharmos juntos, disse o Presidente da Fiep, Edson Campagnolo (Foto: Gilson Abreu)

A Fiep foi fundada em agosto de 1944 por nove sindicatos que representavam setores tradicionais da indústria do Paraná - como o do mate e o da madeira. Hoje, são 100 sindicatos estaduais filiados, além de oito de âmbito regional ou nacional, ligados a 20 setores diferentes.

Principal entidade empresarial do Paraná, a Fiep chega a mais um aniversário com a responsabilidade de representar um setor em constante expansão. Atualmente, são 46 mil indústrias instaladas no Estado, que geram 820 mil postos de trabalho e respondem por um terço do PIB paranaense. Desde 2002, o segmento vem crescendo acima da média nacional, segundo os indicadores de produção industrial do IBGE, mesmo com as inúmeras dificuldades encontradas pelo setor produtivo nacional.

Homenageados - Este ano, cinco industriais receberam a medalha do Mérito Industrial do Paraná, entregue a personalidades que se destacam pelo empreendedorismo, ação em prol do desenvolvimento industrial, defesa dos interesses da livre  empresa  e  manutenção  de  serviços  de  assistência  e  formação profissional dos trabalhadores.

São eles: Carmen Maria Donaduzzi, fundadora e diretora de novos negócios da fabricante de medicamentos Prati, Donaduzzi & Cia Ltda, de Toledo; Ermínia Maria Latreille, fundadora da indústria de confecção que leva seu nome, com sede em Dois Vizinhos; Dilvo Grolli, presidente da Coopavel Cooperativa Agroindustrial, de Cascavel; Nelson Hübner,  presidente do Grupo Hübner, que tem sede em Araucária; e Valter Pereira da Rocha, proprietário da Latco, de Cruzeiro do Oeste.

Além deles, Rodrigo Rocha Loures, fundador da Nutrimental e presidente da Fiep por duas gestões, entre 2003 a 2011, recebeu a láurea Honra ao Mérito, concedida anualmente a uma personalidade de reconhecida contribuição para o progresso industrial do Paraná. Leia mais

Confira a reportagem em vídeo:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.