Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
A analista técnica da gerência de educação do Sesi Paraná e responsável pelas ações na língua espanhola do Centro de Línguas Sesi, Karem Morigi, participou no mês de junho da XX JUTE - Jornadas Universitarias de Tecnologías Educacionales, na Universidade de Girona, na Espanha. Ela apresentou um artigo sobre o "Potencial Inovador para Aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira: Uma experiência do Serviço Social da Indústria do Paraná". O trabalho foi realizado em conjunto com a Analista Técnica Senior, Alcione Mazur. O artigo apresentado faz parte atualmente do portfólio dos cursos de Educação à distância (EaD) do Sesi Paraná.
O trabalho apresentado por Karem trata da experiência de elaboração de um curso de espanhol EaD autoinstrucional chamado Español Básico - Concertando una reunión de negócios. "Eu e a Alcione escrevemos o artigo, ela aportando informações sobre a tecnologia utilizada e eu sobre a metodologia e conteúdos para o ensino do idioma nesta modalidade de ensino. Levamos uns dois meses para finalizá-lo, entre pesquisas e produção escrita", conta.
"A experiência de poder interagir com pesquisadores e profissionais de outros países faz com que você tenha uma reflexão mais profunda sobre sua prática de trabalho e um olhar mais atento ao como e o que estou fazendo. Encontrar pontos diferentes e em comum é muito enriquecedor", revelou Karem.
Outro ponto positivo, segundo ela, foi conhecer a caminhada que a educação na Espanha já trilhou, aliada com as novas tecnologias de informação e comunicação. Entre os diferenciais da educação no país está o número reduzido de alunos por turma, o investimento em laboratórios de informática específicos para professores e alunos e a facilidade do acesso à internet, além das ferramentas online disponíveis gratuitamente para facilitar o ensino e a aprendizagem.
Parceria
Durante o evento, na Espanha, Karem conheceu a coordenadora do grupo de pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação da Educação da Universidade de Girona, Meritxell Estebanell. Durante uma reunião, Meritxell falou do interesse em realizar intercâmbio virtual entre professores e alunos do Ensino Fundamental, Médio e EJA da rede Sesi de Educação e alunos de Girona.
A coordenadora do grupo de pesquisa também mostrou interesse em ofertar um módulo da especialização da Universidade de Girona sobre Tencologias Aplicadas à Educação para os professores da Rede Sesi de Educação.