Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Comunicação14/08/2012

Unidades do PR contam com interlocutores de comunicação e marketing

Eles fazem a ponte da Comunicação Institucional e do Marketing com as unidades em todo o Paraná. Conheça o trabalho que eles realizam e como podem ajudar

Comunicar é também compartilhar informações e fazer com que elas se tornem acessíveis e compreensíveis para todas as pessoas. No Sistema Fiep existe um grupo de colaboradores que faz com que isso aconteça nas unidades de todo o Paraná. Trata-se dos "Interlocutores de Comunicação e Marketing": colaboradores que realizam a ponte de informações entre a comunicação institucional e marketing e as unidades.

Os interlocutores são profissionais preparados para ajudar a unidade no alinhamento da comunicação e no uso dos mais diversos materiais institucionais.  Como grandes "guardiões da marca", são eles que também ajudam a Comunicação Institucional na implantação da nova identidade visual da organização. São eles também que auxiliam o Marketing em ações relacionadas à divulgação, sinalização e promoção.  As dúvidas sobre os novos materiais podem ser esclarecidas com esses profissionais, que estão prontos para atender os colaboradores em cada unidade.

Dentre muitas atividades por eles desempenhadas, os interlocutores são responsáveis pela inserção de novas notícias no Jornal Mural e envio de informações para o boletim Nosso Sistema. Eles também orientam os colaboradores da sua unidade na utilização de materiais de comunicação. 

O trabalho do interlocutor

clique para ampliar clique para ampliarA colaboradora de Arapongas, Maria Aparecida Alves Dantas Antunes, que faz parte do grupo de interlocutores de comunicação e marketing do Sistema Fiep (Foto: Divulgação)

A bibliotecária do Senai em Arapongas, Maria Aparecida Alves Dantas Antunes, que realiza o trabalho de interlocutora na unidade, revela que o trabalho destes colaboradores está sendo cada vez mais valorizado e conhecido pelos demais funcionários.   

"Hoje todos os colegas de trabalho sabem a quem recorrer quando o assunto é comunicação e marketing na unidade. Já conseguimos, junto com as coordenações das áreas, debater situações pontuais para informar  o que necessitamos para a assessoria de comunicação, comunicação institucional e marketing do Sistema Fiep", conta.  

Segundo ela, a evolução na comunicação interna tem sido outro ponto positivo, após o trabalho dos interlocutores. "Posso dizer que temos buscado promover um diálogo cada vez mais qualificado, visando diminuir os problemas relacionados ao fluxo  da informação na unidade", disse.

"Realizo a função de interlocutora de comunicação com orgulho, gosto tanto dessa área que mesmo graduada em Biblioteconomia concluí recentemente uma Pós-Graduação em Assessoria de Comunicação", comenta Maria. Para ela a comunicação é a base para todos os ramos de negócio e em uma instituição como o Sistema Fiep, voltada a educação profissional, é preciso se dedicar cada vez mais à comunicação interna e externa.

Segundo Maria, o trabalho destes colaboradores nas unidades mostra que eles são grandes canais por onde passam a informação. "Somos mediadores da informação, um elo entre as informações e as pessoas para que a comunicação aconteça cada vez melhor e de forma eficaz", finaliza.

clique para ampliar clique para ampliarDa esquerda para a direita, no 6º lugar, Aline Calefi Lima, de blusa vermelha, que é interlocutora de comunicação e marketing em Curitiba. Na foto está a equipe do Movimento Nós Podemos Paraná (Foto: Arquivo pessoal)

A colaboradora Aline Calefi Lima, do Movimento Nós Podemos Paraná, que é interlocutora de comunicação e marketing em Curitiba, também concorda com Maria. Aline acredita que o trabalho realizado por esses profissionais, nas unidades, garante um melhor fluxo das informações entre a área e o setor de marketing, comunicação institucional e assessoria de imprensa. "Com os interlocutores, a probabilidade das necessidades serem atendidas aumenta e de acontecerem ruídos de comunicação diminui", disse.

Para ela o trabalho também é dinâmico e desafiador. "Recebo diversas solicitações de material gráfico e eletrônico, dúvidas sobre padronização dos materiais, dúvidas sobre como utilizar as mídias sociais, e-mail marketing, produção e edição de textos para sites, blog, entre outras ações", revela. Um dos pontos positivos de realizar este trabalho é o relacionamento. "Conhecemos pessoas de outras áreas e podemos compartilhar ideias", conta.

Próximas ações
São mais de 50 colaboradores que fazem parte deste grupo no Sistema Fiep.
Você sabe qual é o interlocutor na sua unidade? Fique atento ao jornal mural, nas próximas semanas, para conhecer quem são estes colaboradores e como entrar em contato com eles para tirar dúvidas e saber mais sobre o processo de comunicação e marketing da organização.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.