Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Voluntariado08/05/2012 - Atualizado em 09/05/2012

Nos bastidores da Ação Global

Entre os mais de mil voluntários, colaboradores do Sistema Fiep também se uniram para fazer acontecer o evento em SJP e Paranaguá

 

clique para ampliar clique para ampliarO presidente Edson Campagnolo conversa com jovens na Ação Global de São José dos Pinhais (Foto: Gilson Abreu)

A realização de um grande evento demanda muitos preparativos e o envolvimento de muita gente. Se este evento  tem cunho social o trabalho é ainda maior. É o caso da Ação Global, o grande mutirão de cidadania que acontece todos os anos numa parceria do Sesi com a Rede Globo e que depende do envolvimento direto de empresas, instituições e das pessoas. Entre os mais de mil voluntários que participaram do evento no Paraná este ano, estavam diversos colaboradores do Sistema Fiep. Eles atuaram em serviços ofertados para a comunidade em Paranaguá e São José dos Pinhais, as duas cidades que sediaram o evento.

O resultado do trabalho voluntário dos colaboradores e de todas as demais entidades envolvidas fez do evento um grande sucesso. A participação dos paranaenses superou as expectativas, com a presença de 45.500 pessoas. A Ação Global reuniu mais de 100 parceiros e 1060 voluntários, que durante o dia atenderam a população com serviços de cidadania, educação, saúde, lazer e cultura. Foram feitos  91 mil atendimentos.  

clique para ampliar clique
                                          para ampliarColaboradores do Sesi, que atenderam a comunidade, correram com os fechamentos dos atendimentos e ficaram até o final para deixar tudo organizado no local (Foto: Vanessa Dasko)

O presidente Edson Campagnolo também participou dos dois eventos, que tiveram a presença dos prefeitos Ivan Rodrigues, de São José dos Pinhais, e José Baka Filho, de Paranaguá. Leia matéria completa sobre a Ação Global no Paraná aqui.  

Fazendo acontecer
No corre-corre na hora do planejamento e organização do evento, no atendimento à comunidade ou nos bastidores, era possível ver um colaborador do Sistema Fiep, dedicando seu tempo para fazer tudo acontecer.

clique para ampliar clique para ampliarColaboradores de Quatro Barras, São José dos Pinhais e CIC atuaram juntos como voluntários na realização dos exames de visão (Foto: Vanessa Dasko)

Jéssica Carolina de Oliveira, técnica de informática do Sesi em São José dos Pinhais atendeu a comunidade fazendo exames de visão. Para ela o trabalho voluntário é importante e todos deveriam participar. "Gosto muito de participar na Ação Global. É a segunda vez que atuo como voluntária no evento. Pena que não conseguimos participar de tudo. São muitos os serviços", conta.

Confira aqui fotos de São José dos Pinhais e de Paranaguá.

Para Cleusa de Fátima Carneiro, que trabalha no Sesi há 23 anos, e atuou como voluntária na divulgação dos cursos do Cozinha Brasil, a ação significa doar um pouquinho do tempo para ajudar a comunidade. "Trabalhar como voluntária é tudo de bom. É um dia em que doamos nosso tempo para a sociedade", revelou.

clique para ampliar clique para ampliarColaboradores de São José dos Pinhais, que atuaram como voluntários, apresentando cursos do Senai e a técnica de marchetaria. (Foto: Vanessa Dasko)

Diversos serviços do Sesi e Senai foram apresentados para a população, que em cada atendimento na Ação Global, conheceu um pouco mais sobre a nossa casa, o Sistema Fiep. Em uma das salas do evento, colaboradores do Senai divulgaram a arte da marchetaria, uma disciplina do curso de Marcenaria do Senai.

Um dos colaboradores que explicou o método foi Riverson Vale, que é técnico de ensino no Senai em SJP. Para ele a satisfação pessoal em ajudar as pessoas foi o que mais importou. "Aqui percebemos a necessidade das pessoas em buscar qualificação profissional. O evento também facilita o acesso de pessoas carentes a essas informações", conta.

Carinho e dedicação que fazem diferença

clique para ampliar clique para ampliarO colaborador Adilson Vidoreto ao lado da colaboradora do Sesi/Senai, Schanna Pereira, em Paranaguá (Foto: Divulgação)

Em Paranaguá, muitas ações também envolveram os colaboradores do Sistema Fiep, como Bruno Valentim, do Movimento Nós Podemos Paraná. "Se todos fizerem a sua parte na sociedade seremos sempre voluntários do crescimento e parceiros do desenvolvimento da sociedade", disse.

A colaboradora Schanna Carvalho Pereira, que é da área de compras do Sesi/Senai em Paranaguá participou antes, no planejamento e na hora do evento. Para ela o trabalho voluntário passa muitas vezes por diversas barreiras que podem ser vencidas com carinho e dedicação. "Fizemos um bom trabalho para agradar a todos. Sabemos que falhas existem, mas podem ser sempre corrigidas", disse ela.

Schanna também acredita na união para fazer acontecer. "A importância do voluntário é saber que existem pessoas com quem podemos contar a qualquer momento sem esperar algo em troca, e este é o momento de agradecer pela dedicação e esforço de todos", completou.  

Engajamento e aprendizado
Danielle Ferreira de Lima, que é colaboradora do Sesi em Paranaguá  define a ação e engajamento como um grande aprendizado. "Quando desenvolvemos um projeto como este, com serviços gratuitos que farão a diferença na vida de várias pessoas, aprendemos e muito a dar valor a tudo que somos e fazemos, as pessoas e ainda valorizar cada esforço e contribuição", conta. Segundo ela, o sucesso do evento foi resultado do envolvimento e vontade de todos os voluntários e participantes que colaboraram antes e na hora do evento.

clique para ampliar clique para ampliarColaboradores da Famec, instituição que sediou o evento, na região metropolitana de Curitiba (Foto: Vanessa Dasko)

A Faculdade Metropolitana de Curitiba (Famec) além de sediar um dos eventos, em SJP, também participou com mais de 200 voluntários entre professores, colaboradores e alunos. "Destaco a união, força e engajamento de todos os envolvidos no evento. O espaço sedido pela Famec mostra os novos rumos da instituição, que busca se envolver cada vez mais na comunidade em que está inserida", conta Marcia Fernanda Vieira Rocha Dos Santos, colaboradora da Famec na área de Responsabilidade Social.  

Para o gerente do Senai em São José dos Pinhais, Marcos Marcondes da Silveira, o trabalho realizado significa o pleno exercício da cidadania. Ele também comemorou os resultados. "O número de pessoas surpreendeu, superando as expectativas. O tempo bom também colaborou", disse. 

clique para ampliar clique para ampliarColaboradoras do Sesi, Maria Daniela da Silva, Maria Aparecida Cardoso e Cleusa de Fátima, em frente ao caminhão do Cozinha Brasil (Foto: Vanessa Dasko)

Aparecida Saturnino de Lima, que é técnica de ensino no Senai, no Cietep, aproveitou o dia para ensinar técnicas de aproveitamento de resíduos têxteis e utilização de retalhos para constituir fuxicos por exemplo. Ela já participou duas vezes da ação global. "É muito gratificante. As pessoas saem contentes e aprendem muito nas oficinas. Eu recomendo a participação", conta.

Estes e muitos outros colaboradores fizeram a diferença na Ação Global. Nós queremos saber também a sua experiência como voluntário (a). É só mandar um e-mail com as ações e um depoimento no nossosistema@fiepr.org.br. Contamos com sua participação!

clique para ampliar clique para ampliarAparecida Saturnino de Lima ensinou técnicas de reaproveitamento de resíduos têxteis. Ao lado dela, a estudante Juliana Moresco, que conferiu o evento. (Foto: Vanessa Dasko)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira a matéria em vídeo: 

COMENTÁRIOS

Vanessa Dasko - Quarta-feira, 09 de Maio de 2012 - 09:43:23 - Curitiba/PR

A Ação Global é um evento simplesmente maravilhoso e feito a muitas mãos. Parabéns a todos que de alguma forma colaboraram com esta iniciativa!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.