Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Boas práticas24/04/2012 - Atualizado em 25/04/2012

Canecas personalizadas têm lugar garantido nas mesas de trabalho

Funcionários apostam no uso de xícaras e colaboram com a sustentabilidade e economia


clique para ampliar clique para ampliarEquipe do Observatórios Sesi, Senai e IEL. Lá, caneca é o que não falta. (Foto: Gelson Bampi)

Como já diz o clichê, nas pequenas atitudes é possível buscar a mudança e fazer a diferença. Equipes do Sistema Fiep, que ficam na unidade Cietep, em Curitiba, estão buscando essa mudança.  Nas mesas de trabalho um material indispensável ocupa espaço privilegiado junto da agenda, bloco de notas, canetas e calendário. Floridas, com cores ou desenhos personalizados, com a foto da família ou no tradicional preto e branco, as canecas estão sendo indispensáveis no dia a dia do trabalho. 

Além de personalizar a mesa de cada colaborador e revelar personalidade em diversos estilos, o uso das canecas vai além, evitando o consumo de copos plásticos. Isso significa economia e sustentabilidade em uma única ação. 

Junte sua equipe
e as canecas, e envie uma foto para o Boletim Nosso Sistema no e-mail: nossosistema@fiepr.org.br.

clique para ampliar clique para ampliarNa foto, a equipe de comunicação institucional. Além de ajudar na economia e sustentabilidade, as canecas podem revelar a personalidade e gostos de cada um. (Foto: Gelson Bampi)

Você sabia?
O plástico é um material com grande diversidade de produtos em sua formulação e tem diversos aditivos que geram problemas na recuperação do material e podem se misturar na hora da reciclagem. Mais de 30% das resinas plásticas consumidas no Brasil destinam-se à indústria de embalagens, seguido da indústria automobilística, materiais domésticos e eletroeletrônicos, construção civil, indústria têxtil, entre outros. No planeta, são produzidos anualmente cerca de 100 milhões de toneladas de plástico e cerca de 10% deste total acabam nos oceanos. Essa quantidade pode gerar problemas ambientais ainda mais graves com animais que vivem nos mares.

clique para ampliar clique para ampliarNo Movimento Nós Podemos Paraná, os colaboradores também investiram em canecas. Uma delas, parece até um copo, mas é mesmo uma xícara. (Foto: Gelson Bampi)

O copo de Polietilieno
São 13 os tipos de plástico. O copinho que ainda utilizamos no dia a dia, também aplicado em brinquedos, garrafas, bandejas de gelo e embalagens é o Polietilieno (PE).  Devido a essa variedade de plásticos, diversos problemas na reciclagem podem surgir, dificultando a recupração total do material.

Atualmente são três os tipos de reciclagem do material: mecânica, energética e química, sendo que a primeira forma é a que exige coleta seletiva, ou seja, a separação dos diversos materiais plásticos. Segundo dados da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, o plástico que não é reciclado pode demorar até 450 anos para degenerar no meio ambiente. Sacolas e sacos plásticos podem demorar até 100 anos.

clique para ampliar clique para ampliarNas redes de desenvolvimento local, em Curitiba, os colaboradores não dispensam a caneca para o cafezinho ou chás. (Foto: Gelson Bampi)

Resultado em números
Antes de pensar em consumir, é possível evitar que essa grande cadeia de problemas ambientais se repita constantemente. Usando uma simples caneca no trabalho um colaborador pode evitar o consumo de mais de 240 copos plásticos por ano. Juntos, somando os 3.500 colaboradores, a ação pode significar a economia de 8.400 embalagens com 100 copos cada. A inciativa resulta em nada mais, nada menos do que economia de mais de 840 mil copinhos no Sistema Fiep em apenas  um ano. 

"O consumo de copos de plástico na sociedade é alto e mesmo passando por processo de reciclagem sempre teremos a necessidade de utilizarmos matéria prima não renovável para a sua confecção. Quando utilizamos a caneca  estamos eliminado a geração de resíduos e diminuindo desta maneira a extração de materiais do meio ambiente.", disse Carlos Edson Waltrick, que é colaborador do Senai na área de Serviços Técnicos e Tecnológicos / Meio Ambiente.

Segundo ele, com a utilização das canecas não é preciso acondicionar, coletar , transportar e dar destino adequado aos resíduos, pois não estará sendo gerado nenhum tipo de resíduos. Mesmo assim, ele alerta para cuidados na lavagem da caneca. "Não podemos exagerar no uso da água na hora de lavar as xícaras", alertou.

Informações e colaboração - Senai Inovação.

COMENTÁRIOS

Renata Thereza Fagundes Cunha - Quarta-feira, 25 de Abril de 2012 - 08:50:40 - Curitiba/PR

Adorei esta coluna "Notícias da gente", é uma forma bem interessante de valorizar as pessoas, seu cotidiano e as práticas positivas que promovem no Sistema FIEP. Parabéns!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.