Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
A Vila Sabará, na Cidade Industrial de Curitiba, recebeu no fim de semana a Feira da Paz. A ação, que busca melhorar a convivência entre os moradores, partiu dos "Amigos do Sabará", um grupo de líderes comunitários do bairro, em parceria com o Arranjo Educativo Local do Sesi/PR, Grupo Paranaense de Comunicação (GRPcom) e prefeitura de Curitiba. As atividades começaram na sexta-feira (23) e terminaram no final da tarde de sábado, com um abraço coletivo pela paz. "A gente quer fazer mais dessas feiras, mobilizar as pessoas, trocar ideias e conversar sobre paz. Já diminuiu o número de assassinatos e furtos no bairro, mas ainda falta mais convivência entre as pessoas", conta Paulo Sérgio Teodoro, morador da vila há 27 anos e integrante do grupo Amigos do Sabará. "Com as Feiras da Paz queremos unir as pessoas e contribuir no estabelecimento de vínculos entre diferentes líderes locais, reforçando o sentimento de pertença e a prática cotidiana, estimulando assim ações de melhoria para o bairro", explica Soraia Melchioretto, coordenadora do Arranjo Educativo Local. Novas feiras, neste mesmo formato, devem ser realizadas em outras localidades de Curitiba, região metropolitana e interior do Estado no mês de maio.
Famec reúne mulheres para debater o desenvolvimento do Afonso Pena
A Faculdade Metropolitana de Curitiba (Famec), que integra o Sistema Fiep, abriu suas portas para promover o Encontro de Mulheres no último sábado (24). Mais de 100 moradoras do bairro Afonso Pena, de São José dos Pinhais, compareceram no encontro, que teve como objetivo identificar, a partir da visão das mulheres, a realidade do bairro, as iniciativas sociais desenvolvidas no local e as questões econômicas. As participantes narraram os problemas enfrentados pela comunidade em relação à educação, formação profissional, empregos e infraestrutura. Elas também debateram o incentivo à colaboração dos moradores no envolvimento de projetos para solucionar os problemas. Como resultado deste primeiro encontro, a Famec irá fazer um levantamento dos principais problemas do bairro Afonso Pena e articular, junto à comunidade e empresas da região, iniciativas que possam colaborar com a qualidade de vida dos moradores.
Rede participa da formação da Polícia Militar
No dia 20 de março, a coordenadora das Redes de Desenvolvimento Local, Soraia Melchioretto, e a articuladora Gilseia Baraniuk participaram da capacitação e formação de Oficiais da Polícia Militar do Paraná para mostrar a importância da criação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e da aproximação e amizade entre os vizinhos. Mais de 50 pessoas estiveram presentes na capacitação, onde foram apresentados o trabalho desenvolvido pelas Redes de Desenvolvimento Local e os resultados obtidos, principalmente no setor de segurança, com a criação de diversos Consegs, que surgiram a partir de reuniões da Rede. Para a coordenadora dos Conselhos Comunitários de Segurança, Michelle Cabral, a interação entre os policiais é essencial. "Integrar a comunidade e os profissionais de segurança pública é necessário para que as pessoas se sintam seguras na comunidade onde vivem", diz.