Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
As unidades do Senai da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e a de Londrina tiveram mais um avanço no processo de cadastramento na Lei de Informática. Na última semana, as unidades receberam a visita de inspetores técnicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para conhecer as estruturas, a capacitação técnica dos profissionais e os laboratórios, além de avaliar as condições de unidade de atuar com pesquisa aplica, com foco em TI.
O próximo passo é a publicação, no Diário Oficial da União, da resolução do Governo Federal. A Lei da Informática é a principal ferramenta de estímulo à inovação. Ela permite que as indústrias fabricantes de bens de informática (celulares, monitores, computadores, navegadores GPS, entre outros) destinem parte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para pesquisa aplicada. Os recursos das empresas são direcionados para entidades credenciadas para desenvolver pesquisas, que são, depois, disponibilizadas às empresas.
Os inspetores técnicos estiveram no Senai Londrina na quarta-feira (21) e, no dia seguinte, no Senai CIC. "A visita para inspeção técnica foi muito importante para a nossa entidade. O cadastramento na Lei de Informática possibilitará aumentar ainda mais a qualidade dos serviços prestados para os empresários da região", afirma Alexandre Ferreira, gerente do Senai Londrina. Alaer Cardoso Junior, gerente do Senai CIC, reforça o aspecto positivo do credenciamento. "Isso nos permitirá ampliar significativamente a atuação junto às empresas", afirma.
A equipe de técnica foi formada por Fábio Francisco Costa dos Santos, da Secretaria de Política de Informática do MCTI; Alexandre Guilherme Motta, da coordenação de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Aplicações do CNPq; e Rosimeri Veronez - da coordenação industrial do Setor Eletroeletrônico do Ministério de Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior, conheceram todas as instalações das unidades.