Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Curitiba e RMC06/12/2011

Sinpacel inaugura novo laboratório com apoio do Senai

Instalação da estrutura contou com o apoio do Senai e vai atender a indústria do papel e celulose do Estado

 

clique para ampliar clique para ampliarO presidente da Fiep, Edson Campagnolo, e o presidente do Sinpacel, Rui Brandt durante a inauguração do novo laboratório (Foto: Rogério Theodorovy)

A indústria paranaense de papel e celulose tem à sua disposição um novo laboratório para realização de testes físicos em amostras de celulose, pasta de madeira, papel, cartão e papelão. A estrutura, viabilizada com apoio do Senai e da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), foi inaugurada na última sexta-feira (02), em Curitiba, pelo Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose e Pasta de Madeira para Papel, Papelão e Artefatos de Papel e Papelão do Estado do Paraná (Sinpacel). A inauguração contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo e do diretor regional do Senai, Marco Secco. 

Alunos do Senai CIC visitam a maior fábrica de cimentos da América Latina

clique para ampliar clique para ampliarAlunos do Senai CIC, em frente a Fábrica da Votorantim, em Rio Branco do Sul (Foto: Divulgação)

No dia 26 de novembro, alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do Senai CIC visitaram a Fábrica da Votorantin Cimentos, localizada em Rio Branco do Sul, no Paraná. A fábrica é a maior da América Latina na área de cimentos. Além da estrutura, os estudantes conheceram  a mina de calcário na qual é feita a extração dos minérios para a fabricação do cimento. Os estudantes conheceram na prática as estratégias para minimização dos impactos ambientais gerados pelas atividades referentes a mineração e produção de cimento, tais como recobrimento vegetal, tratamento e monitoramento de efluentes e emissões atmosféricas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.