Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Desenvolvimento02/08/2011

Moradores de Piracaia conhecem as Redes de Desenvolvimento Local

Metodologia de indução ao desenvolvimento é apresentada à comunidade de cidade do interior paulista

 

clique para ampliar clique para ampliarRepresentantes de cerca de 20 bairros do município já estão formando comitês de articulação para desenvolver as outras etapas do projeto (Foto: Prefeitura de Piracaia)

Entre os dias 25 e 27 de julho, a coordenadora do Programa de Formação de Agentes de Desenvolvimento Local, Soraia Melchioretto, esteve na cidade de Piracaia, no interior de São Paulo. O convite partiu da prefeitura da cidade, por intermédio de David Carvalho, chefe do departamento de cultura e turismo, que acompanhou a apresentação do painel das Redes de Desenvolvimento Local na Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (Cici) 2011, realizada no mês de maio em Curitiba. As Redes de Desenvolvimento Local estão presentes em várias cidades do Paraná e visam o desenvolvimento por meio da união das comunidades.

No primeiro dia (26), Soraia apresentou a aproximadamente 50 pessoas, na escola Cel. Thomas Cunha, conceitos de redes, metodologias e estratégias para o desenvolvimento local. Para o segundo dia de atividades, um desafio foi lançado por uma das participantes do encontro: que cada um ali presente trouxesse, no dia seguinte, mais uma pessoa interessada em transformar sua comunidade no melhor lugar do mundo para se viver. 

No dia 27, cerca de 70 pessoas compareceram à escola para ouvir histórias de resultados obtidos com as Redes de Desenvolvimento Local em todo o Paraná e ações que já estão sendo desenvolvidas. "Fiquei contente com o engajamento da comunidade. Ao final dos encontros, algumas pessoas já saíram com reuniões de formação de comitês de articulação agendadas", contou Soraia. Leia mais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.