Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Uma bela apresentação de canções que marcaram a história da música, com direito a uma orquestra, emocionou e surpreendeu os 120 colaboradores que participam do Programa de Desenvolvimento de Novos Líderes do Sistema Fiep. A apresentação, que aconteceu na última terça-feira (26), no Cietep, em Curitiba, deu início ao treinamento. O enredo escolhido não foi apenas para alegrar o momento, mas também para gerar reflexões sobre a relevância do trabalho em equipe e das dez competências de liderança que serão desenvolvidas ao longo do programa. Nos dias 27 e 28 foi realizado o primeiro módulo presencial do treinamento, que tratou das competências Resiliência, Flexibilidade e Agir de Forma Cooperativa.
O Programa de Desenvolvimento de Novos Líderes foi elaborado pela Diretoria de Recursos Humanos e Universidade da Indústria (Unindus), que planejaram juntos os módulos para o desenvolvimento de competências e atividades que serão realizadas ao longo do programa. A iniciativa também contou com a parceria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Departamento de Desenvolvimento Organizacional do (D.O), Diretoria do Sistema Fiep, além de lideranças da organização.
A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente licenciado da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, que deu as boas-vindas aos colaboradores que fazem parte do treinamento. Segundo ele, este é um momento importante para a organização. "Vocês, que participarão do programa, têm como destino serem agentes multiplicadores de uma vitalização e estruturação a partir de uma nova cultura em nossa organização", destacou.
O Diretor Regional do Senai, João Barreto Lopes, também compareceu na abertura e revelou a importância da iniciativa na instituição. "O programa valoriza as pratas da casa. Isso é algo extraordinário", disse.
O Programa de Desenvolvimento de Novos Líderes começou a ser pensando devido à dificuldade encontrada em compor o quadro de lideranças em processos de expansão dos negócios. "O processo todo foi inusitado, diferente desde o seu início", contou a Diretora de Recursos Humanos do Sistema Fiep, Daviane Chemim. Uma das fases do programa foi o "Contando sua história", na qual os colaboradores apresentaram suas experiências ao longo da vida, relacionadas com cada uma das dez competências de liderança. "O programa valorizou a experiência, a entrega e o dia a dia dos colaboradores. Olhamos as pessoas de forma integral, acreditando que o novo líder poderia exercitar sua liderança também na família, na sociedade e na sua vida com um todo", disse.
Daviane destacou ainda a participação ativa de lideranças da organização, que estiveram presentes no processo de seleção dos colaboradores, durante a fase Contando sua História. "A troca de experiências entre antigos e novos líderes foi muita rica. Muitas histórias emocionaram a todos", contou Daviane, agradecendo a disponibilidade e apoio das lideranças.
Para a coordenadora técnica de negócios da Unindus,Vanusa Vilarinho Kikina, desenvolver novos líderes é de extrema importância para oferecer oportunidade para as pessoas e permitir o crescimento dos líderes atuais. Segundo ela o programa está focado no desenvolvimento das competências de liderança do Sistema Fiep e tem como foco principal formar lideres que saibam cada vez mais lidar com pessoas. "Este é o grande direcionamento, tentamos desenvolver um programa inovador, onde os próprios treinandos desenvolvam o seu conhecimento, com a troca de experiência entre eles e na construção do conhecimento", conta.
O processo seletivo
O processo de seleção dos
colaboradores teve duas fases. A primeira foi o preenchimento de um inventário composto pelas dez competências
das lideranças do Sistema Fiep. Nesse primeiro momento, mais de 500 colaboradores enviaram seus inventários.
A segunda fase envolveu mais de 300 colaboradores, que contaram suas histórias baseadas nas dez competências
das lideranças do Sistema Fiep para líderes da organização e consultores de recursos humanos.
Desses, 120 colaboradores foram selecionados para participar do treinamento, que acontece até dezembro deste ano, intercalando
quatro módulos presenciais e cursos à distância.
Os colaboradores incluídos no programa irão vivenciar um processo de aprendizagem que possibilitará a experiência concreta das competências, bem como a troca de experiências com os líderes atuais e o compartilhamento das melhores práticas. Para dar início ao programa, os colaboradores já responderam o Talentum© - um questionário que permite detectar o potencial de desenvolvimento das pessoas, o estilo de liderança de cada uma, suas motivações e forma de priorizar e tomar decisões.