Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
O ruído é um agente patogênico frequentemente encontrado em diversos ambientes de trabalho, sendo responsável não apenas por alterações auditivas, mas também de ordem neurovegetativas e psicossomáticas. Outros agentes como produtos químicos e vibrações também podem causar danos à integridade auditiva dos trabalhadores, principalmente quando se somam ao ruído. A perda auditiva por ruído ocupacional é uma perda permanente e irreversível, por isso é imprescindível que as empresas que possuem níveis de pressão sonora elevados desenvolvam medidas preventivas que visem a conservação da audição dos trabalhadores.
O Programa de Prevenção de Perdas Auditivas (PPPA ) do Sesi Paraná é composto por um conjunto de medidas desenvolvidas pelos profissionais da área de segurança e saúde do trabalho, com o objetivo de prevenir a instalação de perdas auditivas induzidas por níveis de pressão sonora elevados, controlar a evolução de perdas auditivas já existentes e diagnosticar precocemente tais perdas. Estas medidas basicamente resumem-se em avaliação, monitoramento e controle da exposição ao risco; avaliação e monitoramento audiológico dos trabalhadores expostos ao ruído e realização de trabalhos educativos.
As empresas ao desenvolverem o PPPA melhoram a qualidade de vida de seus trabalhadores e, além de cumprirem com a legislação vigente, se beneficiam com um aumento de produtividade. Sem contar que minimizam demandas judiciais nas esferas trabalhista, cível e criminal.