Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Green Dream Curitiba09/05/2011

Agentes de desenvolvimento local capturam sonhos verdes dos curitibanos

Jovens participam de projeto do Cifal e colhem sonhos para uma Curitiba mais sustentável

 

clique para ampliar clique para ampliarAgentes foram instruídos por uma equipe profissional de vídeo (Foto: Mauro Frasson)

Os jovens universitários que atuam nas Redes de Desenvolvimento Local, iniciativa Sesi, receberam o desafio de se tornarem "apanhadores de sonhos verdes". A proposta é da Organização das Nações Unidas (ONU) e foi intermediada pelo Centro Internacional de Formação de Atores Locais para a América Latina (Cifal) em Curitiba. A ideia é que os jovens universitários capturem, através de vídeos de até um minuto, sonhos relacionados ao meio ambiente para transformar Curitiba em uma cidade mais sustentável. Os sonhos devem ser apresentados na Conferência Rio+20 em 2012. Gustavo Fanaya, diretor de promoção e desenvolvimento do Cifal, destacou a importância do engajamento que esses jovens têm nas comunidades. "Ninguém tem uma experiência tão rica quanto essa, de pessoas atuando em comunidade, em todos os bairros de uma cidade e com esse nível de interação e conhecimento que nós conseguimos desenvolver junto com esse grupo de estudantes", disse. 

Em Curitiba o projeto terá o nome de Green Dream (Sonho Verde). Na visão do Cifal, a diferença entre os sonhos da Índia e os de Curitiba é que aqui eles são verdes, ou seja, estão relacionados com a sustentabilidade. "É possível sonhar muitas dimensões relacionadas à questão ambiental. Desde a água, os parques, o rio que está poluído, os bosques, o lixo que não é tratado e o esgoto", explica Gustavo Fanaya. Ele acrescenta que não é algo que se construa tão facilmente, mas precisa do engajamento de todos, incluindo pessoas, poder público e empresários.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.