Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




RH18/04/2011 - Atualizado em 19/04/2011

Cozinha Brasil

Aproveite algumas receitas do programa, selecionadas especialmente para a Páscoa

 

O programa Cozinha Brasil ensina a economizar e evitar o desperdício de alimentos ricos para a saúde e o bem-estar. Por isso, selecionamos três receitas especiais para esta época de Páscoa. Confira!

 

 

Colomba de Páscoa

(Rendimento: 12 porções  Tempo de preparo: 1h10 min)

 Ingredientes:

4 unidades de casca de banana

2 unidades de ovo

2 xícaras (chá) de leite

2 colheres (sopa) de margarina

3 xícaras (chá) de açúcar

3 xícaras (chá) de farinha de rosca

1 colher (sopa) de fermento em pó

½ xícara (chá) de uva-passa 

Farofa:

¾ xícara (chá) de castanha-do-pará

1 colher (sopa) de margarina

1 xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de canela

½ unidade de banana 

Lave as bananas e descasque. Separe 4 xícaras de casca para fazer a massa. Bata as claras em neve e reserve na geladeira. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a margarina, o açúcar e as cascas de banana. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca e a uva-passa. Mexa bem. Por ultimo, misture delicadamente as claras em neve e o fermento. À parte triture a castanha-do-pará, corte a banana em pedaços pequenos e em uma vasilha misture todos os ingredientes da farofa. Reserve. Despeje a massa em uma fôrma descartável em formato de colomba, coloque a farofa por cima e leve ao forno para assar por aproximadamente 40 minutos. Deixe esfriar para retirar da fôrma.  Dica: Substitua a uva-passa por frutas cristalizadas ou frutas picadas cozidas.  

 

Bombons de Casca de Abacaxi 

(Rendimento: 4 porções  Tempo de preparo: 1h30 min)

Ingredientes:

Massa:

1 lata leite condensado

2 colheres (sopa) farinha de trigo

1 Ovo

1 pacote coco ralado

1 colher (sopa) margarina

200g chocolate em barra picado 

Recheio:

1 xícara (chá) casca de abacaxi

1 colher (sobremesa) margarina

2 xícaras (chá) Água

Cravo a gosto

1 colher (sopa) coco ralado 

Para a massa, leve ao fogo o leite condensado, a farinha, o ovo, o coco e a margarina. Mexa sempre até desprender do fundo da panela. Desligue o fogo e reserve. Para o recheio, cozinhe a casca do abacaxi até amolecer. Bata no liquidificador para triturar bem e peneire até perder o caldo. Numa panela derreta a margarina, acrescente a casca do abacaxi triturada e junte os outros ingredientes. Mexa bem e cozinhe até desprender do fundo da panela. Para montar, abra a massa da trufa já fria, recheie com doce de casca de abacaxi e enrole. Reserve. Derreta a barra de chocolate e banhe os doces, deixe secar na geladeira. Retire da geladeira, corte as rebarbas e coloque em forminhas. Dica: Leve a massa do doce à geladeira para facilitar a modelagem dos bombons.

 

Bacalhoada Econômica

(Rendimento: 8 porções Tempo de preparo: 1h30 min)

Ingredientes:

600g de cação salgado

10 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 dentes de alho

1 colher (sopa) de cebola picada

3 colheres (sopa) de salsa picada

4 unidades de batata

2 unidades de tomate

1 unidade de pimentão verde

1 unidade de pimentão vermelho

1 unidade de cebola em rodelas

½ xícara de azeitona preta

2 unidades de ovo

Sal a gosto 

Para dessalgar o peixe, deixe-o de molho de véspera. Afervente-o até ficar macio, desfie, refogue com 8 colheres de azeite, o alho, a cebola picada e a salsa. Reserve. Descasque as batatas, corte-as em rodelas, cozinhe com sal e reserve. Corte os pimentões, os tomates e a cebola em rodelas e reserve. Cozinhe os ovos, descasque e reserve. Em um refratário, monte a bacalhoada alternando as camadas: comece pelas batatas, o peixe, os pimentões, o tomate e a cebola. Regue com 2 colheres de azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 15 minutos. Decore com azeitonas pretas e ovos cozidos cortados em rodelas. Dica: Para facilitar o dessalgue do cação, utilize água gelada ou apenas gelo. 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.