Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Educação Transformadora05/04/2011

Conheça o Programa Senai de Ações Inclusivas do Senai

Educação Transformadora é um dos eixos de atuação do Sistema Fiep e o Senai está desenvolvendo diversas ações nessa área, cumprindo com o compromisso social, melhorando a vida das pessoas. Dentro dessas atividades existe uma em especial que trabalha diretamente com a inclusão social. Conheça o PSAI - Programa Senai de Ações Inclusivas, na entrevista com Rosane Lara, gerente de Educação Profissional do Senai-PR. 

NS: A questão da inclusão social no mercado de trabalho é hoje uma das preocupações centrais da sociedade. O Senai-PR atua com alguma iniciativa nessa área?
Sim. O Programa Senai de Ações Inclusivas, o PSAI, oferta ações para pessoas com deficiência, como também, para inclusão de raça e etnia, gênero, reabilitados, altas habilidades, condutas típicas e pessoas acima de 60 anos.

NS: O que o PSAI oferece em termos de formação profissional de PcD?
São abertas vagas nos cursos de Aprendizagem Industrial e nos cursos de qualificação profissional. O atendimento é feito de acordo com a demanda e o aluno tem de vir indicado pela instituição social, na qual ele deve estar cadastrado.

NS: As pessoas com deficiência têm procurado a formação profissional?
Sim, os dados são muito bons. Em 2009 foram capacitadas pelos cursos do Senai-PR, 410 pessoas. O número dobrou em 2010, quando cerca de 1.000 pessoas passaram pelos cursos. E nossa previsão neste ano é chegar a 1.500 pessoas. Gostaria de ressaltar que temos, hoje, 58 profissionais capacitados no curso de LIBRAS, para atender a pessoas com deficiência em cursos a distância e presenciais.

Saiba mais

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.