Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Cerca de 2.300 candidatos realizaram nesse domingo (27) as provas seletivas para pleitear uma vaga no curso gratuito Em Ação, preparatório para o vestibular, oferecido pela ONG Em Ação em parceria com o Sesi Paraná. O cursinho oferta 300 vagas e é direcionado a pessoas de baixa renda que já concluíram ou que estejam no último ano do Ensino Médio. As provas aconteceram no Colégio Estadual do Paraná e na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Os candidatos que forem aprovados na etapa de domingo ainda passarão por uma avaliação socioeconômica. A partir daí, os estudantes selecionados para participar do cursinho Em Ação terão aulas todos os finais de semana e feriados, das 8 às 20 horas, no Cietep (Avenida das Torres, 1341). As aulas começam no dia 19 de março e vão até meados de dezembro. "Aqueles que não forem selecionados para uma das 300 vagas do cursinho Em Ação, poderão estudar para o vestibular por meio do Portal Sesi Click, de educação a distância, que também é gratuito e está disponível no endereço www.sesiclick.org.br ", observa Marcelo Guilherme, gestor do programa e analista técnico da Gerência de Projetos do Sesi. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3023-4702.
Evento de Ergonomia mostra os bons resultados gerados por pequenas ações
Profissionais das indústrias das áreas de RH, segurança e saúde, de processos industriais e integrantes de Cipas, entre outros, participaram terça-feira (22) do evento sobre ergonomia realizado pelo Sesi CIC. A iniciativa, que fez parte das ações de educação continuada ofertadas pelo Sesi Paraná, levou aos participantes noções básicas de ergonomia e mostrou como pequenas intervenções no ambiente de trabalho podem trazer bons resultados em conforto, segurança e eficiência para os trabalhadores. "O objetivo foi sensibilizar os profissionais sobre o potencial da ergonomia para melhorar o ambiente de trabalho", explicou Ângela Nancy Tisserant, que coordenou o evento junto com Vanderson Cleyton do Nascimento, ambos ergonomistas do Sesi CIC. Segundo Ângela, os participantes do evento poderão ser disseminadores junto às suas equipes, iniciando a introdução de uma cultura de prática da ergonomia na empresa. O encontro reuniu mais de 50 profissionais de empresas como a Kraft, a CNH, CM3 Indústrias, Brasonda, AAM do Brasil, Eternit, SNR Rolamentos do Brasil, Águas Timbu, Thyssenkrupp Elevadores, Renner Tintas, Boticário, Landys Gir, Serdia e Nutri.
Coordenação de Documentos Compartilhados completa um ano
Em fevereiro, a CDOC (Coordenação de Documentos Compartilhados) completa um ano. A CDOC foi estruturada pela DAC/GADM com o objetivo de ajudar os diversos setores do Sistema Fiep a melhorar o gerenciamento de suas informações não-estruturadas, como documentos em papel ou digitalizados, processos, relatórios, formulários, fotografias e outros documentos, onde quer que tais informações se encontrem. Entre alguns resultados obtidos estão: na Contabilidade, descarte de mais de 112 sacos de (150 litros) de cópias de documentos contábeis; digitalização de 33 mil imagens de documentos contábeis referentes a janeiro, fevereiro e março de 2010; na Arrecadação, após a gestão arquivística dos convênios e termos, foi liberado o espaço físico de 95 caixas box (aproximadamente 1.250 pastas suspensas); foram mapeados 25 processos e cinco foram automatizados; facilidade de pesquisa dos documentos para os auditores; e visitas técnicas à Copel Arquivo Público, FIEG, DN, TCE-PR e CRM, entre outros.
Alunos do Colégio Sesi apresentam peça teatral "Eu posso"
Os alunos do segundo ano do Colégio Sesi, que participam do Movimento Nós Podemos Rio Negro, lançaram no ano passado a peça teatral "Eu Posso" que visa mobilizar a comunidade indicando que pequenas ações podem mudar o mundo, trabalhando assim para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A peça foi apresentada duas vezes no ano passado durante atividades realizadas no Colégio Sesi e a ideia é apresentá-la, neste ano, para os alunos de 5ª a 8ª séries dos colégios públicos e particulares do município. O roteiro da peça teatral foi produzido pelo aluno Lucas Holtz Wanzer e adaptado pela estagiária do Movimento Nós Podemos Paraná, Carline Schafhauser. O elenco da peça é formado por oito alunos e dois são responsáveis pelo cenário e som.