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Você sabia que ...
A primeira Pesquisa de Clima Organizacional aconteceu em 2006, com a criação de um modelo de governança inovador, que estimula com que os próprios colaboradores se apropriem da melhoria do seu ambiente de trabalho por meio dos times de implantação? Para continuidade dessas melhorias, outra Pesquisa aconteceu em 2009.
Vejam algumas das melhorias que já aconteceram:
As ações do Clima Organizacional da Diretoria de Operações do SENAI/DR são desenvolvidas pelo CreSceR (Comitê Regional de Educação na Sustentabilidade, Clima Organizacional, Equidade e Responsabilidade Socioambiental), que foi criado em 2008, com a participação voluntária de diversos colaboradores de áreas transversais. O foco da atuação é a gestão sustentável, envolvendo redes internas e externas ao Sistema FIEP, que desenvolvem diversas atividades nos eixos de: Valorização, Educação, Cultura, Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente. Como exemplo, em 2010 foram realizadas atividades como: comemoração dos aniversariantes do mês; plantio de mudas de árvores na Chácara da ABESSFI; organização da caminhada ecológica ao Morro do Anhangava; implantação de melhorias no ambiente de trabalho, dentre elas, a reestruturação do layout dos ambientes de trabalho, implantação do Gerenciamento de Resíduos Sólidos, focando sempre a educação sustentável.
No SESI/DR, foram implantadas muitas melhorias no ambiente de trabalho como sinalizador nas mesas, organização de um local para o café, coleta seletiva de lixo, mural para informações, regras para o bem viver, reuniões entre colaboradores para troca de informações, comemoração dos aniversariantes do mês e ações de voluntariado.
Na FIEP/DR, as inovações implantadas começaram pela capacitação dos colaboradores, em conjunto com a Unindus e C2i, no curso Empreendedorismo - Inovação. Houve mudança no ambiente físico, melhorando o clima e a integração de todos e iniciou-se o café da manhã entre os colaboradores da FIEP.
Na Gerência de Contabilidade e Orçamento GCOR/DAC, cada colaborador realiza uma apresentação para os demais colegas da área, com um breve relato sobre suas atividades, gostos, experiências profissionais, curiosidades e objetivos. Esse momento foi batizado de "Quem sou eu", considerado pela equipe do Clima uma forma de aproximar as pessoas, humanizando as relações.
Na próxima edição continuaremos a contar nossas melhorias!