Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Neste ano o Boletim Interno Nosso Sistema vai trazer a você, colaborador, informações sobre cada unidade do Sistema Fiep e sobre a cidade em que estão inseridas. Vamos abordar a estrutura das unidades, quantidade de colaboradores, serviços prestados e outros dados para que cada um de nós possa conhecer melhor o Sistema Fiep e as cidades em que estamos presentes. Confira agora um pouco da história da cidade de Londrina e das unidades Sesi e Senai do município.
Um pouco da história do Norte do Paraná
O Norte do Paraná, região de terra
roxa e fértil era há algumas décadas uma extensa floresta. A partir de 1922, o governo estadual
começou a conceder terras a empresas privadas de colonização, usando recursos do Estado na construção
de escolas e estradas na região. Em 1924 firmou-se a primeira Companhia de Terras Norte do Paraná, subsidiada
pela firma inglesa Paraná Plantations Ltda, que deu impulso ao desenvolvimento na região. Outras empresas também
chegaram, a convite do governo do país, como o caso da Missão Montagu, chefiada por Lord Lovat, técnico
em agricultura e reflorestamento, que começou com cultivo de algodão e passou para projetos imobiliários.
A companhia inglesa acabou concedendo todos os títulos de propriedade da terra e inovando com a repartição
dos terrenos em lotes pequenos para os trabalhadores. Isso estimulou a concentração da produção,
principalmente a cafeeira, bem como a explosão demográfica, expansão de núcleos urbanos e o aparecimento
das classes médias rurais.
E surge Londrina - A pequena Londres
Em 1929 surge a cidade de Londrina, primeiro posto avançado
do projeto de colonização inglês. Uma expedição veio da Companhia de Terras Norte do Paraná
ao local denominado Patrimônio Três Bocas, região marcada pelo engenheiro Alexandre Razgulaeff, onde
foi instalada a cidade de Londrina que tem no nome uma homenagem a Londres (a "pequena Londres"). A criação
do Município ocorreu cinco anos mais tarde, em 3 de dezembro de 1934. Sua instalação foi em 10 de dezembro
do mesmo ano, data em que se comemora o aniversário da cidade. Nos anos 50, Londrina emergiu no cenário nacional
como importante cidade do interior do Brasil. Teve expansão urbana em razão da produção cafeeira,
que intensificou o setor primário de toda a região. Na década de 70 surgiram os primeiros centros industriais
para incentivo e desenvolvimento da cidade. Nos anos 90 Londrina se consolidou como Polo Regional de bens e serviços
e a terceira cidade mais importante do Sul do Brasil. Londrina possui cerca de 520 mil habitantes.(Fonte: Prefeitura
Municipal de Londrina).
Conheça o Sesi Londrina
O Sesi Londrina, fundado em 8 de agosto de 1974, completa 37 anos em 2011. A gerente da unidade é Lucilene Tomé Furlan. O Sesi da cidade também atende outros municípios, como Assai, Cambé e Ibiporã. Os serviços prestados fazem parte das áreas de educação, saúde, segurança e lazer. Na área de educação são três modalidades atendidas: educação infantil, que existe há 22 anos; Ensino Médio, desde 2006; e Ensino Fundamental, desde 2007. O Colégio Sesi está presente em Londrina e municípios vizinhos, atendendo 1540 alunos do ensino infantil, fundamental e médio. Além de Londrina, o Colégio está presente em Assai, Cambé e Ibiporã. O EJA - Programa de Educação para Jovens e Adultos atendeu em 2010 mais de 17 mil alunos e para este ano a meta é 15 mil matriculas. Na área de saúde o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais atende 3768 trabalhadores. O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional teve ao todo mais de 45 mil procedimentos realizados em 2010. A área de lazer da unidade também atende em média 9500 trabalhadores, através do Lazer Ativo, Sesi Ginástica na Empresa, Jogos do Sesi, entre outros. O Junior Achievement também está presente no município, com mais de 8 mil alunos atendimentos em 2010 e com meta de 9450 alunos em 2011.
Conheça o Senai Londrina
O Senai Londrina completou 60 anos em 2010 e conta com 42 funcionários, 20 estagiários e 150 terceirizados que atuam em atividades da unidade. O gerente Alexandre Lourenço Ferreira tem 15 anos de Senai e há 7 anos está na gerência da unidade de Londrina e Santo Antonio da Platina. A unidade está em período de obras com a ampliação de sua estrutura física: estão sendo contruídos 3.500 m² com mais 12 salas de aula, 4 laboratórios e biblioteca própria. O Senai Londrina tem resultado expressivo no Senai Empresas do Paraná, atuando com serviços de assessoria, consultoria e ensaios laboratoriais. São 3 laboratórios (Alimentos, Metrologia e Bureau de Teste e Qualidade de Software), além de 5 projetos junto ao Senai DN (sendo 2 de inovação e 3 estratégicos) e um Projeto junto ao CNPQ.
A unidade também é referência nos Programas de Pós-Graduação e MBA e as matrículas já estão abertas para os cursos de MBA em Gestão Industrial, Gestão de Obras e Edificações, Gestão de Projetos, Gestão Integrada do Meio ambiente, Lean Manufaturing e os Programas de Pós Graduação em Automação Industrial, Moda e Gestão, Engenharia de Manutenção Industrial, Engenharia de Software - ênfase em teste de software. Ao todo são 9 os cursos oferecidos. O Senai Londrina também está em processo de avaliação junto ao MEC para implantação da Faculdade de Tecnologia. Serão oferecidos os cursos de Fabricação Mecânica e Manutenção Industrial e a proposta é que no decorrer de 5 anos sejam oferecidos mais 10 cursos novos. São 42 turmas de Cursos Técnicos em andamento, totalizando 1.020 alunos. Também são oferecidos cursos de qualificação e aperfeiçoamento com média de 700 alunos. A unidade oferece ainda cursos nas modalidades de aprendizagem em parceria com Guarda Mirim, Epesmel, Pado, Cesomar, Dori e Correios, totalizando aproximadamente 400 alunos. O Senai Londrina também recebeu prêmios, como o Top de Marcas pelo 4º. ano consecutivo, o Top Nikkey pelo 2º ano consecutivo, destaque Paraná e prêmio IMPAR, entre outros. Entre os principais setores produtivos do município atendidos pelo Senai estão as áreas de Metalmecânica, Alimentos, Confecção, Biotecnologia, Tecnologia da Informação, Construção Civil, entre outros.