Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Redes de Desenvolvimento20/12/2010 - Atualizado em 21/12/2010

Redes de Desenvolvimento Local conectam pessoas em prol do desenvolvimento

O objetivo é promover o desenvolvimento da localidade em que as pessoas vivem, tornando-as protagonistas desse processo

Saiba mais sobre as Redes de Desenvolvimento Local, iniciativa do Sistema Fiep, através da entrevista com a coordenadora do Programa de Formação de Jovens, Soraia Melchioretto.  

NS: As Redes de Desenvolvimento Local fazem parte das iniciativas do Sistema Fiep em prol do desenvolvimento local. O que são essas redes?
Soraia: São pessoas conectadas e que interagem entre si, assumindo o papel de protagonistas do processo de desenvolvimento da localidade onde vivem. A partir de 2011 essas redes passam a ter foco na educação transformadora através do programa de formação de Agentes de Relações com a Comunidade para o Desenvolvimento Local. Dessa forma, o Sesi terá um banco de talentos com profissionais qualificados para oferecer ao mercado industrial. O resultado das atividades práticas desses agentes possibilitará que o Sesi tenha um levantamento significativo de informações sobre as localidades de atuação e ainda auxilie na transformação social das comunidades, que é o cliente da indústria.

NS: Como elas funcionam e como são implantadas?
Soraia: O objetivo desse programa de educação desses jovens é propiciar espaços de aprendizagem e vivências essenciais para a transformação deles em cidadãos e profissionais atuantes, éticos, responsáveis, inovadores e empreendedores - competências essenciais para qualquer área de atuação. Na aprendizagem pela ação - prática nas comunidades - os jovens serão capazes de articular, mobilizar, estimular e capacitar atores da comunidade para o desenvolvimento local de bairros de Curitiba e municípios da Região Metropolitana estimulando assim uma transformação social.

NS: Quais são os municípios que já aderiram as Redes de Desenvolvimento Local e como o cidadão participa dessa corrente em prol do desenvolvimento local?
Soraia: Atualmente existem redes de desenvolvimento local nas cidades de Curitiba, Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, São José dos Pinhais, Londrina, Ponta Grossa, Maringá,Campo Mourão, Guarapuava, Paranavaí e Cascavel. Mas esse programa de formação de agentes de relações com a comunidade para o desenvolvimento local só será realizado em Curitiba e região metropolitana.

Para saber o que está acontecendo em cada localidade é só acessar o site www.desenvolvimentolocal.org.br

Gazeta do Povo destaca trabalho da Rede de Desenvolvimento Local
O jornal Gazeta do Povo destacou, no dia 9 de dezembro, o trabalho da Rede de Desenvolvimento Local, iniciativa criada pelo Sistema Fiep. Com o título "Corrente do bem une comunidades", a reportagem cita os esforços da Rede para mobilizar pessoas em todo o Paraná na busca por melhores condições de vida em suas localidades. "Desde 2008, o programa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e do Serviço Social da Indús­tria (Sesi) já chegou a cerca de 3 milhões de pessoas - em 69 dos 75 bairros de Curitiba, dez municípios da região metropolitana e nas cidades de Londrina, Ponta Grossa, Maringá, Guarapuava, Campo Mourão e Paranavaí", ressalta o texto. Leia a matéria completa clicando aqui.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.