Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
No dia 24 de novembro, em comemoração ao Dia do Rio o Movimento Nós Podemos São José dos Pinhais (SJP) realizou o projeto Multi Rios. O objetivo do evento é despertar e conscientizar a população sobre a importância de preservação dos rios do Município. Ao todo foram realizadas 4 ações pelos núcleos locais do movimento e parceiros. O evento possibilitou a reflexão sobre a responsabilidade de cada ser humano no cuidado com a água. Foram arrecadados 60 litros de óleo de cozinha na Bacia do Rio Itaqui e 100 mudas de arvores nativas foram plantadas para a recomposição da mata ciliar na Bacia do Rio Miringuava. Em um mutirão realizado pela comunidade e alunos do clube de remo foram retirados 1.800 kg de lixo da lagoa do Rio Iguaçu. Já na bacia Rio Ressaca que fica na região central da cidade foram arrecadadas 480 pilhas, que serão destinadas para coleta adequada. Em apoio as ações o Shopping de São José dos Pinhais lança em breve o Projeto Papa Pilhas para a coleta de pilhas e baterias e encaminhamento correto dos resíduos. A articuladora do Movimento no município, Viviane Melo, agradece a todos os Núcleos Locais e parceiros que realizaram as ações. Segundo ela as ações do projeto devem continuar no próximo ano para a preservação dos rios.
Sistema Fiep promove Rio Negro Água Limpa"
Uma ação de cidadania e responsabilidade socioambiental, o projeto "Rio Negro Água Limpa" mobilizou 130 pessoas sábado (4) para a limpeza de uma das margens do grande rio que corta a cidade. A ação foi promovida pelo Sistema FIEP, por meio da Coordenadoria Regional de Rio Negro, e organizada pelo Sesi e o Senai de Rio Negro, prefeituras municipais de Rio Negro e Mafra, além de instituições parceiras como o 5º RCC, indústrias e estabelecimentos comerciais e de serviços, clubes de serviços, Colégio Sesi, Clube de Pesca Arpão Sem Rumo e inúmeros voluntários. Foi trabalhado o trecho entre o Exército até o Clube Rionegrense, com a coleta de 1 tonelada de lixo - dos quais 780 quilos serão destinados ao aterro sanitário e 220 quilos de recicláveis, que serão destinados à Associação dos Catadores. Além da coleta de lixo, realizou-se um pedágio pelos alunos e professores do Colégio Sesi, com distribuição de sacos de lixo para veículos e folders sobre reciclagem, além de visitas a casas às margens do rio. O objetivo foi sensibilizar sobre a importância da recuperação da margem ciliar e de não poluir as margens do rio.
Unidades do Sistema Fiep comemoram resultados
As unidades do Sistema Fiep localizadas nos bairros Portão e Alto da Glória e municípios de Araucária e Fazendo Rio Grande participaram de um evento de confraternização em comemoração das metas alcançadas durante o ano. O convite foi feito pela gerente Tânia Rinaldi, que é responsável pelas unidades. O evento aconteceu em uma pizzaria e contou com o apoio da Abessfi. Cerca de 80 colaboradores, entre professores dos colégios e funcionários das unidades participaram do encontro. Um sorteio de brindes também foi realizado.
Indústria Itinerante de Agudos do Sul comemora resultados
No dia 26 de novembro, alunos e professores do projeto Sesi/Senai da Escola Industria Itinerante e Colégio Estadual Rui Barbosa participaram de um evento comemorativo em fechamento da semana pedagógica e ações do projeto promovidos em 2010. O evento aconteceu no município de Agudos do Sul e contou com apresentações dos próprios alunos sobre temas de valores, tecnologia e bem-estar. Ao final do dia, personagens do Sesinho e Nina realizaram a entrega de revistas "Sesinhos" para os alunos.
Senai CIC recebe representantes de países emergentes
O
Senai CIC recebeu na quarta-feira (1º de dezembro), uma comitiva com representantes do Ministério do Trabalho
de países da África e América Latina. Eles participaram do Seminário Internacional de Formação
Profissional, organizado pela Faciap. O objetivo do encontro foi trocar experiências sobre educação profissional
e financiamento na educação. Além do Senai, o grupo conheceu a área de formação
profissional da Federação da Agricultura (Faep) e da Associação das Cooperativas (Ocepar).