Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Grandes números11/03/2013 - Atualizado em 13/03/2013

370 mil matrículas devem ser realizadas em 2013

Trabalho realizado pelos colaboradores resulta em mais de 80% dos alunos empregados
clique para ampliar clique para ampliarEm 2013 estão previstas 370 mil matrículas em diversas modalidades de ensino do Senai (Foto: Gilson Abreu)

A evolução e importância do Senai ao longo dos anos, tanto para a sociedade, como para a comunidade industrial é revelada por meio de números, que mostram a expansão do trabalho da entidade no Estado.

Cerca de 300 municípios são atendidos por meio das 46 unidades do Senai no Paraná. Em 2012, mais de 305 matrículas foram realizadas pela entidade. Neste ano, esse número deve chegar a 370 mil, somadas todas as modalidades de ensino no Paraná, em mais de 1.200 cursos oferecidos.

Todo o esforço da entidade, por meio do trabalho de seus colaboradores, resulta em 82,5% dos alunos formados pela instituição empregados pela indústria no Estado.

Vale lembrar que somente em 2012 foram 6.400 empresas atendidas em serviços tecnológicos e inovação no Paraná. Para 2013 o atendimento chegará a 6.500 empresas, totalizando mais de 170 mil horas técnicas.

O Senai é também uma das entidades parceiras do governo federal, ofertando cursos do  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec. O programa oferece mais de 55 mil vagas em cursos gratuitos para alunos de escolas públicas, com o propósito de expandir e democratizar a formação e  qualificação profissional.

Ainda em 2012, o Sistema Indústria criou o Programa de Apoio à Competitividade da Indústria e através dele, o Senai no Paraná está investindo na expansão de sua infraestrutura, organizando uma rede de tecnologia.

“Serão construídos sete novos Centros de Educação Profissional, sete Institutos Senai de Tecnologia em áreas afins à indústria paranaense, bem como o Instituto Senai de Inovação na área de Eletroquímica, desenvolvendo o estado da arte da tecnologia nesses setores”, afirmou o diretor regional do Senai, Marco Antonio Areias Secco.

Até 2015 serão investidos R$ 277 milhões, com o objetivo ampliar a produção anual para 500 mil matrículas e a realização de 280 mil horas técnicas de serviços tecnológicos e inovação para a indústria do Estado.

O SENAI EM NÚMEROS

46 Centros de Educação Profissional
370 mil matrículas em 2013
55 mil vagas no Pronatec
82,5% dos alunos de cursos técnicos empregados
6.400 empresas atendidas em 2012
R$ 277 milhões em investimentos de infraestrutura

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.