02/08/2021 - Atualizado em 21/08/2021

Relações internacionais e comércio exterior são temas de seminário

Organizado pela Fiep e pelo WTC Curitiba, evento tem inscrições gratuitas

A recuperação da competitividade da economia e o desenvolvimento produtivo e tecnológico das empresas nacionais passam pela integração do Brasil ao mundo. Um país com conexões globais consistentes produz de maneira mais eficiente, inova e gera melhores empregos.

Sobretudo neste momento em que ainda persistem os efeitos econômicos adversos da pandemia da Covid-19, é preciso estar atento às mudanças no ambiente de negócios internacionais.

Pensando nisso, o World Trade Center Curitiba e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, por meio do Centro Internacional de Negócios do Paraná, promoverão o Seminário de Negócios Internacionais do Paraná nos dias 24 e 25 de agosto.

O evento será online, transmissão pelo YouTube, e tem como objetivo apresentar o cenário de negócios do nosso estado, a atuação das empresas e instituições paranaenses no mercado internacional e oportunidades de internacionalização. Profissionais renomados da área abordarão conteúdos de relações internacionais e comércio exterior, apresentando cenários econômicos e oportunidades das relações comerciais do Paraná com a América Latina.

Inscreva-se aqui.

Para dúvidas ou mais informações, envie e-mail para internacional@sistemafiep.org.br ou mensagem de WhatsApp para (41) 3271-9043.

Programação:

24 de agosto (terça-feira)

09:00                  Abertura

Carlos Valter Martins – presidente da Fiep

Daniella Abreu – Presidente do WTC Curitiba

09:30                  Sessão I: Relações Internacionais e Comércio Exterior: incertezas e atuação governamental

Mediação: Isabela Andrade – analista de Relações Internacionais, Fiep

Rodolpho Zannin Feijó – assessor-chefe de Relações Internacionais, Prefeitura de Curitiba

Giancarlo Rocco – diretor de Desenvolvimento Econômico; e Relações Internacionais e Institucionais, Invest Paraná

Gabriel Isaacsson – coordenador do Escritório Sul, Apex-Brasil

11:30                  Fim da sessão

14:00                  Sessão II: A busca das empresas pela competitividade no mercado externo: exemplos de sucesso e lições aprendidas

Apresentação: Isabela Garcia – assessora de Relações Internacionais e Institucionais, Invest Paraná

Convidados:

Eduardo Ribas – analista de Relações Internacionais, Fiep

Eloisa Helena Orlandi – diretora executiva, Carob House

Gislayne Muraro – diretora executiva, ADVB Paraná

Pablo Prado – VP de Vendas LATAM, Straumann Group (Neodent)

Rui Lemes – diretor de Relações Internacionais, Fecomercio PR

Ricardo Dellamea – consultor sênior, SEBRAE PR

Alisson Sato – sócio gerente, Qualinova

17:30                  Fim da sessão

25 de agosto (quarta-feira)

09:00                     Sessão III: Relações comerciais do Paraná com a América Latina: oportunidades e prioridades

Apresentação: Hiago Tavares – gerente de Negócios Internacionais, WTC Curitiba

Gabriel Ralile – diretor, Business & Commerce Centre LATAM

Antonio Carlos Dos Santos – presidente, Câmara de Comércio Paraguai-Brasil

Ana Milena Cortazar Mejía  – diretora da Diretoria Internacional e Uso de Acordos Comerciais, Associação Nacional de Empresários da Colômbia – ANDI

Cauê Oliveira Fanha – chefe do Setor de Promoção Comercial e Turismo, Embaixada do Brasil em Lima

11:40                     Encerramento

Claudia Schittini – coordenadora de Negócios Internacionais, Fiep

Daniella Abreu – presidente, WTC Curitiba

Faça download da programação.