14 de outubro de 2021
biotecnologia | Conselhos Temáticos e Setoriais
Sistema Fiep realiza primeira reunião da Rota Estratégica de Biotecnologia com foco na saúde

Com o objetivo de definir ações para o desenvolvimento da área de saúde no Paraná, o Sistema Fiep realizou, nesta quinta-feira (14), a primeira reunião de Articulação da Rota Estratégica de Biotecnologia – Segmento de Saúde. O trabalho, em parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e condução técnica do Observatório Sistema Fiep, dá prosseguimento ao Roadmap Biotecnologia 2031, lançado em 2019 como parte do projeto Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense 2031. A reunião teve a participação de mais de 50 pessoas, incluindo pesquisadores e especialistas ligados ao tema de diversas instituições e empresas que atuam no Estado.

O Tecpar foi convidado pelo Sistema Fiep para coordenar o grupo de articulação, que vai definir, entre as ações indicadas no roadmap, as prioridades para o desenvolvimento do setor. "O Tecpar já é um parceiro da indústria paranaense no presente, com apoio ao desenvolvimento econômico por meio de seu complexo laboratorial e com prestação de soluções tecnológicas, e agora vamos incentivar a indústria com aplicação de biotecnologia orientada para a saúde humana e animal", disse Jorge Callado, diretor-presidente do Tecpar.

O gerente de Assuntos Estratégicos da Fiep, João Arthur Mohr, destacou que o projeto das Rotas Estratégicas é uma construção coletiva entre Sistema Fiep, institutos de pesquisa, academia e setor empresarial. "A intenção é contribuir com a condução dos debates e a interação de grupos de especialistas que, de forma compartilhada, criaram visões de futuro e propuseram ações de curto, médio e longo prazo, para a sinalização de caminhos que resultam na construção de perspectivas para o futuro”, salientou.

Células-tronco
O primeiro tema debatido pelo grupo foi o estímulo à pesquisa sobre o uso de células-tronco como produto de terapia celular avançada. O assunto foi abordado em uma palestra de Jaiesa Zych Nadolny, doutora em Biologia Celular e Molecular e gerente do Centro de Desenvolvimento e Produção de Medicamentos Biológicos do Tecpar. Em sua apresentação, ela salientou que o uso de células-tronco em terapias celulares já é uma realidade. “Os avanços são evidentes e as pesquisas são promissoras. O Tecpar identificou a oportunidade de fortalecer ações nesta área a médio e longo prazo, com base em resoluções recentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, explicou.

As reuniões da Articulação da Rota Estratégica de Biotecnologia – Segmento de Saúde serão mensais, com o próximo encontro marcado para 18 de novembro. Especialistas interessados em participar do trabalho podem realizar cadastro pelo e-mail conselhotematico@sistemafiep.org.br.

RELACIONADOS