Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!
Aprovada no final de 2023, a Reforma Tributária traz uma das transformações
mais significativas do sistema tributário brasileiro nas últimas décadas, exigindo preparação
estratégica por parte das indústrias. Para tratar desse assunto, a Federação das Indústrias
do Paraná (Fiep), por meio de seu Conselho Temático de Assuntos Tributários, promove no próximo
dia 17 um webinar gratuito com o objetivo de apresentar os principais pontos aos quais as empresas precisam estar atentas,
desde já, em relação às mudanças que passam a vigorar a partir de 2026.
O coordenador do Conselho Temático, Guilherme Hakme, reforça que, apesar de a reforma simplificar o sistema tributário do país, as mudanças estruturais demandam atenção imediata. “A realidade imposta aos contribuintes brasileiros é que a transição do atual para o novo sistema ocorrerá entre os anos de 2026 e 2032, mediante a implementação de diferentes etapas”, afirma. “Nesse contexto, as empresas devem estar atentas: é fundamental começar a se preparar, imediatamente, para entender e se adaptar aos impactos da Reforma Tributária sobre a sua atividade”, completa.
O que muda com a Reforma
A Emenda Constitucional nº 132/2023 e a Lei Complementar nº 214/2025 estabelecem a extinção de tributos como PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS, que serão substituídos pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS). As novas regras trazem mudanças significativas, como a não-cumulatividade plena e a incidência “por fora” dos tributos.
A recomendação da Fiep às indústrias é clara: o momento de se preparar é agora. “Há uma série de medidas que devem ser analisadas desde já, sob o risco de, com o avançar dos anos, ser tarde demais para a correção de rotas”, afirma Hakme. Como exemplo, o coordenador cita que um dos principais impactos se refere ao fim da concessão de incentivos fiscais regionais, o que muda as condições de competitividade entre empresas. “Minha empresa ou os meus concorrentes possuem incentivos fiscais, que serão reduzidos e, ao final da transição, extintos? Como isso afetará a competitividade dos meus produtos? Essas são algumas das questões que as empresas precisam analisar”, diz.
Webinar gratuito
Com o objetivo de orientar o setor industrial nesse processo de adaptação, a Fiep, por meio do Conselho Temático de Assuntos Tributários, realiza no dia 17 de junho, das 10h às 12 horas, o Webinar Assuntos Tributários. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Sistema Fiep no YouTube e contará com a presença de especialistas da Receita Federal e da Receita Estadual, além de representantes de grandes empresas que compartilharão experiências práticas sobre como estão se preparando para a transição.
Entre os temas abordados estão as mudanças previstas a partir de 2026, as novas obrigações acessórias, os impactos práticos nos negócios e o cronograma de transição previsto na reforma. Haverá, ainda, um espaço aberto para perguntas e esclarecimentos de dúvidas do público.
Para participar do webinar, é necessário se inscrever pelo link.
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!