Conselhos Temáticos e Setoriais

31 de outubro de 2024

Fiep defende criação de delegacia especializada em roubos e furtos equipamentos de telecomunicações e de energia

Compartilhe:

O Conselho Temático de Telecomunicações da Fiep realizou, nesta quinta-feira (31), reunião na sede da entidade em Curitiba, com o objetivo de discutir temas relacionados aos furtos e roubos de cabos e equipamentos de telecomunicações e de energia, e estratégias de combate aos crimes dessa natureza. O encontro também abordou questões atuais que impactam a infraestrutura e a inovação nas telecomunicações no Paraná e no Brasil.

Sob a coordenação de Helio Bampi, vice-presidente da Fiep, a reunião contou com a presença de representantes do setor, especialistas em tecnologia, assessores parlamentares e outros interessados. “Este evento foi uma oportunidade valiosa para fortalecer iniciativas no setor, buscando melhorias e avanços tecnológicos que beneficiem tanto as empresas quanto os consumidores”, destacou Bampi.

Aluizio Weber Filho, coordenador de Infraestrutura da Conexis Brasil, ressaltou a gravidade dos furtos e roubos de cabos: “Esse é um flagelo que afeta diretamente a sociedade paranaense, deixando-a sem conectividade em momentos críticos.” A Conexis representa empresas de telecomunicações e conectividade que são fundamentais para a economia digital, sustentabilidade e conexão dos brasileiros.

Outro tema relevante abordado foi a modernização das instalações de antenas nos municípios, visando facilitar o acesso à tecnologia celular 5G. Além disso, foram discutidos projetos de lei em tramitação na Assembleia Legislativa, especialmente aqueles propostos pela deputada estadual e segunda vice-presidente da Casa, Maria Victória (PP), que visam ampliar a conectividade em áreas urbanas, rurais e rodoviárias do estado.

Um dos principais pleitos apresentados foi a criação de uma delegacia especializada em furtos e roubos de cabos e equipamentos de energia. O Paraná ocupa o segundo lugar no Brasil em ocorrências desse tipo de crime. A Fiep se comprometeu a encaminhar ao Executivo estadual uma correspondência apoiando esta iniciativa, respaldada por dados estatísticos que evidenciam a necessidade urgente de proteger as telecomunicações nas proximidades de hospitais, escolas, repartições públicas e centros de segurança, garantindo assim o bem-estar da população em geral.

Fique por dentro:

Fique por dentro das últimas notícias!

Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!

Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.