13 de maio de 2022
biotecnologia | Conselhos Temáticos e Setoriais
Incubadora do Tecpar lança edital para seleção de startups da área da saúde

A Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) lançou, nesta quinta-feira (12), um edital específico para seleção de startups da área da saúde. A oportunidade é voltada para empresas paranaenses com projetos inovadores neste setor, que buscam o apoio do instituto para desenvolver seus negócios. O lançamento ocorreu durante uma visita técnica ao Tecpar do Grupo de Trabalho de Editais, Fomento e Mercado para Biotecnologia, que faz parte do comitê de articulação da Rota Estratégica de Biotecnologia, projeto desenvolvido pelo Observatório Sistema Fiep em parceria com o instituto.

Criada para estimular a geração e instalação de empresas de base tecnológica no Paraná, a Intec foi a primeira incubadora do Estado com este perfil. Ao longo de sua história já deu suporte a mais de 100 negócios inovadores. O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, explica que o objetivo deste edital é ampliar o suporte a empreendedores paranaenses que possuem soluções inovadoras com potencial para atender às demandas de saúde pública e privada.

"Uma das vocações do instituto é estimular o empreendedorismo tecnológico inovador no Paraná. Com esta iniciativa, o Tecpar oferece a oportunidade para empreendedores que precisam de suporte para alavancar sua ideia e transformá-la em um negócio rentável”, destaca.

O edital pode ser acessado aqui, clicando em "chamamento público".

Inovação em saúde
Neste edital, a Intec vai selecionar propostas de produto, processo, design ou serviço inovador, que serão analisadas de acordo com a metodologia do Selo Tecpar de Inovação. Elas devem estar alinhadas aos seguintes temas prioritários da área da saúde: modelos biológicos, engenharia biomédica, imunobiologia e bioprodutos.

Na área de engenharia biomédica, podem ser apresentadas novas tecnologias para próteses, órteses, dispositivos implantáveis, equipamentos de suporte à vida, dispositivos e equipamentos de monitoramento e diagnóstico. A preferência é que estas aplicações utilizem o conceito de Internet das Coisas (Iot) e redes 5G.

Também serão aceitas propostas para terapia, reabilitação e prevenção de enfermidades. Já em modelos biológicos, a intenção do edital é avaliar métodos alternativos ao uso de animais de laboratório. Em imunobiologia, serão aceitas novas soluções em kits de diagnóstico, vacinas ou outros imunobiológicos demandados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No segmento de bioprodutos aplicados à saúde humana, podem ser apresentadas inovações em enzimas, vitaminas, ácidos orgânicos, toxinas, antimicrobianos, além de produtos para indústria de alimentos, de higiene pessoal e de cosméticos.

Modalidades
O edital oferece quatro vagas para a incubação na modalidade residente no campus Curitiba e cinco para não residentes. Na modalidade residente a empresa é fisicamente instalada nas dependências do Tecpar em área exclusiva, utilizando sua infraestrutura e os apoios gerenciais e técnicos oferecidos pela Intec.

As empresas incubadas na modalidade não residente atuam de modo virtual, mas também contam com os apoios gerenciais e técnicos e podem utilizar os serviços do complexo laboratorial do instituto. Esta modalidade pode ser aplicada a empresa que, devido à natureza da atividade, necessite de proximidade junto ao seu mercado consumidor.

Prazo
Para participar do processo seletivo, o empreendedor deve entregar a documentação indicada no edital até o dia 20 de julho, às 14 horas. As propostas podem ser enviadas por e-mail (licitacao@tecpar.br); via correio, em envelope fechado; ou pessoalmente, na recepção do Campus CIC do Tecpar.  Mais informações pelo telefone (41) 3316-3176.

Etapas
Após a entrega da documentação, as propostas passarão pela fase de habilitação, para conferência dos requisitos exigidos no edital. Aquelas habilitadas serão avaliadas por uma banca, etapa de caráter classificatório e eliminatório.

As startups classificadas participarão de uma reunião para alinhamento de projeto e de cronograma. “Esse alinhamento consiste em detalhar as fases do projeto proposto, tanto na trilha de negócio quanto na de tecnologia, identificando os pontos de controle e definindo as entregas e prazos que serão avaliados durante o processo”, explica o diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar, Carlos Pessoa.

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

RELACIONADOS