22 de novembro de 2021
exposição | Comunicação Sesi Senai e IEL
Exposição conta história do setor automotivo no Paraná

Realizada pela Renault e Sistema Fiep, a mostra apresenta o Gordini, carro histórico da montadora francesa, Scénic, primeiro carro produzido no Complexo industrial Ayrton Senna, no Paraná e Zoe E-Tech Electric, carro 100% elétrico

O Senai trouxe para o Campus da Indústria, em Curitiba, uma exposição inédita que conta a história da construção e transformação do Paraná em um dos polos automotivos mais exponenciais do país.

Em parceria com a Renault do Brasil, a exposição, totalmente presencial, vai mostrar três veículos que marcaram essa história: o Gordini, clássico dos anos 50 e 60 que foi fabricado no Brasil pela Willys Overland sob licenciamento da Renault a partir de 1962; o Scénic, primeiro carro Renault produzido no Paraná e que deu início ao polo industrial automotivo no Estado, tendo sua primeira unidade fabricada no antigo CIETEP - Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná, hoje Campus da Indústria com o objetivo de formar os primeiros colaboradores da Renault; e o ZOE E-TECH Electric, carro 100% elétrico com zero emissão de ruídos e autonomia de 385 km, fabricado pela Renault na Europa e disponível no mercado nacional.

Além da exposição dos veículos, a mostra também apresenta ao público, por meio de totens temáticos, a evolução do setor automotivo no Paraná e a trajetória do Senai no Estado como grande formador de mão de obra para esse segmento industrial, mantendo-se presente e atuante no desenvolvimento de pesquisas que colaboram para a modernização e crescimento do setor.

“A parceria do Sistema Fiep com a Renault do Brasil vem de longa data. O primeiro carro da Renault no Paraná foi montado dentro do Senai, no antigo CIETEP, em 1998, e desde então somos um dos grandes parceiros da montadora seja com educação profissional ou com o desenvolvimento de tecnologia e espaço para inovação”, comenta o gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep, Fabrício Lopes, que explica outros detalhes relacionados à exposição. “A mostra apresenta a história dessas duas entidades que, juntas, já geraram tanto valor para o Paraná por meio do desenvolvimento de emprego, mão de obra, valor agregado e economia. O objetivo é relembrar um pouco dessa história e valorizar essa parceria de sucesso e de longa data entre Renault e Sistema Fiep”, finaliza.

“Temos uma história de inovação com o Sistema Fiep construída antes mesmo da inauguração do Complexo Industrial Ayrton Senna, em 1998. Na exposição as pessoas têm a oportunidade de conhecer veículos Renault icônicos do passado, presente e futuro. São veículos que mostram o legado da nossa marca no país”, destaca Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

“Essa exposição tem um simbolismo muito especial. A Renault, pela importância que tem enquanto indústria mundial e o Sistema Fiep no Paraná valorizando o polo automotivo. O primeiro Renault fabricado no estado foi feito nas nossas instalações, quando abrigamos cerca de duzentos engenheiros funcionários da montadora antes da fábrica ficar pronta. Somos parceiros na formação de mão de obra, inovação, formação de engenheiros e inovações envolvendo veículos elétricos”, comenta Carlos Valter Martins, presidente do Sistema Fiep.

A exposição, que é gratuita e aberta ao público em geral, segue até o dia 03/12, das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira, no átrio do Campus da Indústria do Sistema Fiep, na Avenida Comendador Franco, no bairro Jardim Botânico, em Curitiba.


Totens temáticos marcam a história do setor automotivo no Paraná

A partir de oitos estações temáticas, os visitantes poderão conhecer a história do setor automotivo no Estado chegando aos dias atuais, com uma indústria 4.0 altamente tecnológica e conectada com as demandas do futuro.

Na primeira estação temática, o visitante é levado para o ano de 1903, com o primeiro automóvel a circular por Curitiba. A próxima parada tem como ponto de partida a criação do Campus da Indústria, na década de 1960.

O terceiro grande totem da exposição marca o reposicionamento das grandes montadoras frente aos mercados futuros, com o início das obras de instalação da Fábrica da Renault do Brasil em São José dos Pinhais, em 1995.

Ao centro, o visitante encontra a história por trás da produção do Scénic, primeiro carro fabricado pela montadora francesa em solo brasileiro, que teve sua primeira unidade produzida a partir de 1998, dentro do CIETEP, para formação dos colaboradores da Renault, hoje Campus da Indústria do Sistema Fiep.

As três últimas estações marcam a evolução tecnológica das indústrias automotivas no Estado e a força do Senai Paraná como referência em produção tecnológica e mão de obra para acompanhar as tendências e desenvolvimentos do setor.

 

SERVIÇO:

Exposição Setor Automotivo no Paraná

Gordini, carro histórico da montadora francesa, Scénic, primeiro carro produzido no Paraná e Zoe E-Tech, carro 100% elétrico com zero emissão de ruídos, fazem parte da exposição.

Evento Gratuito

Data: 22/11 a 03/12

Horário: 9h às 19h

Local: átrio do Campus da Indústria - Sistema Fiep (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico)

RELACIONADOS