Comunicação Sesi, Senai e IEL

28 de fevereiro de 2025

A inclusão dos riscos psicossociais na NR-01

Compartilhe:

Nos últimos anos, a NR-01 passou por importantes atualizações. Desde janeiro de 2022, o Programa de Riscos Ocupacionais (PGR) passou a contemplar os cinco riscos ocupacionais: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. A partir de maio deste ano, os psicossociais deverão obrigatoriamente fazer parte da identificação desses riscos. 

O que são riscos psicossociais?
Os riscos psicossociais são condições do ambiente de trabalho que podem afetar a saúde mental e emocional dos funcionários. Eles estão relacionados a aspectos como carga excessiva de trabalho, pressão por resultados, falta de controle sobre as atividades, instabilidade profissional, entre outros.

Diferença entre risco, fator de risco e avaliação de risco
1. Risco: Representa a possibilidade de um dano à saúde do trabalhador em função das condições do ambiente de trabalho. No caso dos riscos psicossociais, estamos falando de prejuízos emocionais e mentais, como estresse crônico e burnout.

2. Fator de risco: São os elementos que contribuem para a existência do risco. Por exemplo, um ambiente de trabalho com alta cobrança por produtividade e pouca autonomia é um fator de risco para o desenvolvimento de transtornos psicológicos.

3. Avaliação de risco: Processo de identificação, análise e controle dos riscos presentes no ambiente laboral. No caso dos riscos psicossociais, a avaliação pode incluir questionários de percepção do clima organizacional, análise de absenteísmo e entrevistas com colaboradores.

Como a NR-01 impacta as empresas?
Como entrega básica, o PGR tem o Inventário de Riscos e o Plano de Ação. O Inventário irá mapear todos os riscos existentes na empresa e a partir dele, elabora-se o Plano de Ação, que deve ser atendido pela empresa para que os Riscos identificados sejam eliminados, mitigados e/ou neutralizados. 

Com a inclusão dos riscos psicossociais na NR-01, as empresas passam a ter maior responsabilidade na prevenção de problemas emocionais e psicológicos de seus colaboradores. O Sesi Paraná, que tem mais de 75 anos de atuação em Segurança e Saúde do trabalho, oferta a criação do PGR para as indústrias, com Plano de Ação, além do Inventário de Riscos, ferramentas que auxiliam na estratégia de gestão dos riscos ocupacionais, sugerindo adequações com medidas preventivas e dando suporte à tomada de decisão da empresa. 

Desde o anúncio da mudança da NR-01, o Sesi vem preparando seu time e toda sua operação de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) para ressaltar a avaliação dos Fatores de Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho nos Programas de Gerenciamento de Riscos (PGR), proporcionando maior conformidade legal para a indústria.

O Sesi é o braço da indústria em Segurança e Saúde no Trabalho e provedor de acesso à saúde para o trabalhador, atuando de forma positiva para que as indústrias sejam cada vez mais empresas promotoras de saúde mental. Independente de requisitos normativos, o Sesi implementa programas de promoção da saúde, por entender que o trabalho de qualidade é protetor da saúde mental.

Para saber mais, procure a unidade mais próxima.

Fique por dentro:

Fique por dentro das últimas notícias!

Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!

Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.