Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!
O Campus da Indústria do Sistema Fiep recebeu, nesta quinta-feira (30),
a 19ª edição do Simpósio Sindiadubos NPK, promovido pelo Sindicato da Indústria de Adubos
e Corretivos Agrícolas do Paraná (Sindiadubos-PR). Neste ano, o encontro abordou as tendências do agronegócio
brasileiro no cenário econômico nacional e mundial, além do comportamento das safras obtidas em 2025 e
projetadas para 2026 em termos de custos e rentabilidade.
O evento reuniu empresários e profissionais ligados ao setor. Entre eles, importadores, fabricantes e misturadores de fertilizantes, produtores de aditivos, distribuidores de fertilizantes, fornecedores de insumos e fabricantes de embalagens. Também participaram representantes de trading companies, agências marítimas e de despacho aduaneiro, operadores portuários, transportadoras e cooperativas agroindustriais.
Representando a Fiep na abertura do simpósio, o vice-presidente José Carlos de Godoi parabenizou o Sindiadubos-PR pela realização de mais uma edição do evento, que vem ganhando relevância a cada ano. Ressaltou, ainda, que cada vez mais a indústria paranaense está integrada ao agronegócio. “Boa parte da industrialização do Paraná se ancora justamente nos investimentos que agregam valor àquilo que é produzido no campo”, disse.
Ele destacou que, nesse processo, o setor de fertilizantes tem papel determinante, ao garantir a produtividade e a eficiência de toda a cadeia agrícola, que por sua vez abastece os mais diversos segmentos agroindustriais. Por isso, a Fiep tem colocado como prioridade estratégica buscar caminhos para que toda essa cadeia se torne cada vez mais competitiva no Paraná, atuando, entre outras frentes, para a construção de um planejamento da infraestrutura logística do estado.
Durante a abertura do evento, Godoi recebeu uma homenagem do Sindiadubos por sua atuação em favor do desenvolvimento do setor no Paraná.

Programação
A abertura do simpósio foi feita pelo diretor-presidente do Sindiadubos-PR,
Aluisio Schwartz Teixeira, que também apresentou dados e projeções de entregas do setor para 2025. Em
seguida, a jornalista especializada em economia e agro Kellen Severo falou sobre o tema “Economia e Agronegócios:
o que vem por aí?”.
Fechando a programação, o engenheiro agrônomo e analista de inteligência de mercado da Agrinvest Commodities fez uma retrospectiva da safra 2024/2025 e apresentou projeções para 2025/2026, com foco em custos, fundamentos e rentabilidade. O encontro foi marcado, ainda, por um coquetel que proporcionou momentos dedicados ao fortalecimento das redes de contato profissional entre os participantes.
FAÇA PARTE DO CANAL DE COMUNICAÇÃO DO SISTEMA FIEP
Faça parte do Canal
do Sistema Fiep no WhatsApp! Entre direto com o link: https://t2m.io/CanalComunicacao.
Junte-se a nós e fique por dentro de tudo o
que o Sistema Fiep faz para transformar o Paraná no melhor ambiente para o desenvolvimento industrial do Brasil.
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!