SIVALE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana

Para presidente do Sivale Apucarana, setor do vestuário enfrentou diversas dificuldades em 2016

Jayme Leonel faz um balanço sobre as ações do sindicato ao longo do ano e fala sobre suas expectativas para 2017 para a indústrias associadas

clique para ampliarclique para ampliarPara Leonel, a importação de produtos asiáticos é uma das dificuldades enfrentadas pela indústria do vestuário (Foto: Sivale Apucarana)

O ano de 2016 foi atípico para os brasileiros, devido à instabilidade política e econômica do país. Em entrevista ao Boletim da Indústria, o presidente do Sivale, Jayme Leonel, comenta com os associados quais foram as principais dificuldades enfrentadas pelo setor; relembra as atividades realizadas pela entidade para fortalecer a indústria do vestuário; e deixa uma mensagem de esperança, convidando os industriais a se unirem para enfrentar as turbulências causadas pela crise. Confira a entrevista:

Boletim da Indústria - Quais foram as principais ações do sindicato em 2016 que merecem ser lembradas aos associados?

Em 2016, o Sivale Apucarana realizou diversas de atividades. As principais ações foram:

- Homenagem aos Colaboradores no Dia do Boné.

- Empresários associados ao Sivale Apucarana recebem certificado de participação no Projeto de Sustentabilidade e Competitividade da MPE.

- Café com Benefícios (os associados ficam informados sobre os benefícios que o Sivale oferece).

- O Sivale conseguiu sentença favorável contra o Decreto 442/2015 (as indústrias que integram o Simples Nacional e que compram matéria prima importada, têm acesso ao benefício)

- Em parceria com o Sesi, o Sivale trouxe para Apucarana o Caminhão Cuide-se Mais, que realizou exames preventivos nos colaboradores das indústrias associadas. Mais de 300 colaboradores realizaram os exames.

- O Sivale realizou em agosto a Caravana para a FEBRATEX, em Santa Catarina, a maior feira de maquinários para indústria têxtil.

- O Sivale realizou em junho a Caravana para Oficina de Moda e Tricot, em Curitiba.

- O Sivale realizou em outubro Visita Técnica ao Grupo Morena Rosa em Cianorte.

- O Sivale iniciou o Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos. O trabalho é direcionado ao Grupo de RH e vai até Maio/2017.

- O Sivale realizou 2ª edição do Apucarana Fashion Day.

Em 2016, como o senhor avalia que foi a produção do setor, no Paraná, em relação ao Brasil e ao mundo?

A produção do setor do vestuário apresentou sérios problemas, a exemplo do que ocorreu com toda economia do país. No caso do vestuário, houve agravamento por conta das importações de produtos asiáticos, principalmente. Produzindo para um mercado interno recessivo, as indústrias tiveram que reduzir o seus quadros de colaboradores e diminuir a produção. Os elevados encargos financeiros, dificuldades para obtenção de crédito, legislação trabalhista inadequada e carga de impostos sem precedentes, aliado à baixa produtividade, marcaram esse ano.

Qual a expectativa para o setor no próximo ano?

Neste final de ano, em razão da crise econômica, agravada pela crise política e aliada aos acontecimentos externos, não estamos observando a esperada reação da economia. As empresas estão preparadas para crescerem. Aguardam, tão somente, sinais positivos da economia.

Qual é a mensagem que o senhor deixa para os associados?

Em 2017, o SIVALE completará 30 anos. Nossa história começa com uma pequena associação de empresários, que, em pouco tempo, viu a necessidade de criar uma organização que representasse exclusivamente a classe empresarial. Nasce assim, em 1987, o SIVA - Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana. Regulamentado e filiado à Federação das Indústrias do Estado do Paraná, expandiu sua base de atuação para as cidades do Vale do Ivaí, sendo então transformado em Sivale - Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí.

Com a garra e ousadia de alguns empresários, o Sivale representa hoje mais de 25 municípios e luta em defesa da indústria do vestuário. Nestes anos todos, a principal atividade sempre foi à defesa dos interesses da classe empresarial. As negociações coletivas anuais, por exemplo, contam com um grupo de empresários que representa toda a classe e negocia o direito coletivo do trabalho junto ao sindicato obreiro.

É importante que todo empresário tenha conhecimento da importância do sindicato patronal, pois ele é representado aqui. Os interesses dele são pauta de nossas reuniões. Portanto, quanto mais empresários tivermos participando, maior será a força do Sivale. Para 2017, o Sivale continua o planejamento de ações específicas para as empresas. Queremos a participação mais ativa dos associados. Hoje, disponibilizamos dois grupos de trabalho: Recursos Humanos e Design de Produtos. Queremos criar um terceiro grupo, que será dos gerentes de produção. Contamos com o apoio dos empresários em incentivar o seu colaborador para participar destes grupos que capacitam, preparam e desenvolvem o profissional para ser um parceiro estratégico dentro da organização.

Estamos com cinco editais em aberto para consultorias presenciais com 70% de subsídio da Fiep, com trabalhos previstos para início em janeiro. Em abril, teremos a Caravana para a Tecnotêxil e Boné Show, em São Paulo. Teremos também a 3ª edição do Apucarana Fashion Day, no mês de setembro.

O Sivale está trabalhando firmemente para que as indústrias sejam reconhecidas pelos seus trabalhos e suas marcas. Participe, incentive, articule e colabore. Juntos seremos mais fortes! Desejamos um 2017 próspero e abençoado!

Funcionários do Sivale Apucarana terão férias coletivas"Apesar de ainda termos um panorama desafiador pela frente, não podemos desanimar", diz Campagnolo