SIVALE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana

Programa Exporta + Paraná visa abrir mercado na Argentina

Projeto contempla empresas de bonés que desejam ter relações comerciais no país vizinho

clique para ampliarclique para ampliarConsultores argentinos conheceram as empresas de bonés em suas características (Foto: Google Imagens)

O potencial de negócios do mercado argentino é o foco do Programa Exporta + Paraná, que vem sendo divulgado entre os industriais do estado. O projeto é desenvolvido pelo Sebrae/PR e do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiep. O programa tem o objetivo de conquistar o mercado internacional, para as empresas de micro e pequeno porte do ramo.

O Exporta + Paraná iniciou os trabalhos, em Apucarana, no mês de setembro, realizando encontros nas reuniões da Governança do APL de Bonés com os empresários, apresentando o programa e alinhando informações, buscando a adesão. Uma das ações do programa é a prospecção de compradores, principalmente na cidade de Buenos Aires e arredores.

Para a prospecção, consultores argentinos conheceram as empresas de bonés em suas características, seu mercado de atuação e sua estratégia para o mercado internacional, para a busca de compradores.

Outra ação é a realização de missão precursora/exploratória no mês de novembro, para que os empresários tenham conhecimento do mercado argentino, validem sua estratégia e tenham contato com empresários e órgãos públicos. É uma ação preparatória, orientando os empresários brasileiros.

Para aproximar empresas vendedoras (empresas de bonés de Apucarana) com empresas compradoras na Argentina, será realizada em fevereiro de 2017 a Rodada de Negócios em Buenos Aires, buscando a efetivação de negócios. No período até fevereiro, a Governança do APL de Bonés, com seus parceiros, estará trabalhando junto as empresas auxiliando em sua preparação.

Curso de Espanhol

Por meio de uma ação da Governança do APL de Bonés com o SESI e SIVALE, empresários apucaranenses e suas equipes estão participando de curso de espanhol, com o objetivo de melhorar a comunicação com os empresários argentinos, facilitando a aproximação. O curso começou dia 05 de outubro e a previsão de encerramento é para janeiro de 2017.

Sivale conclui negociação coletivaCaravana do Sivale visita grupo Morena Rosa