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Jeans demanda inovação para não perder mercado

Segmento que mais movimenta o vestuário brasileiro busca se reinventar para manter expansão

clique para ampliarclique para ampliarClientes substituem peças tradicionais por roupas esportivas em busca de conforto (Foto: Reprodução)

De acordo com o Boletim de Tendências de Janeiro do Setor de Inteligência Setorial do Sebrae, o Brasil é o segundo maior produtor de jeans do mundo, atrás apenas da China. Esta é uma indústria que movimenta mais de R$ 8 bilhões por ano.

E esse mercado está em crescimento. De acordo com relatório do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), de 2008 a 2012 houve crescimento de 27% no mercado de moda jeans. Segundo dados de 2013, são cerca de 6,6 mil indústrias em todo o Brasil, que produzem 365 milhões de peças ao ano e oferecem 362 mil empregos diretos. Do total produzido, cerca de 87% é consumido pelo mercado interno.

No entanto, os fabricantes já devem começar a ficar atentos. Em mercados externos, como os Estados Unidos e o Canadá, já é possível observar queda na procura pelo jeans e a substituição por outras peças que oferecem mais conforto. O boletim traz dados da National Purchase Diary (NPD Group) - empresa de pesquisa de mercado - que mostram que, entre junho de 2013 e junho 2014, as vendas de jeans caíram 6% nos EUA e 5% no Canadá.

Entre as peças que ganham força estão as esportivas, como as destinadas à prática de yoga, que oferecem mais conforto e que também estão sendo produzidas para se tornarem versáteis, sendo adaptadas a diversas tarefas, sobretudo para o público feminino.

Reinventando

Para quem trabalha com jeans, esse é o momento para se planejar, acompanhar o movimento do mercado e buscar inovar, reinventando suas peças e desenvolvendo novos produtos. Entre as inovações que já estão chegando ao mercado, o Boletim de Tendências apresenta o jeans com toque de malha e o jeans moletom, por exemplo.

Os jeans com vantagens, como as propriedades cosméticas que possibilitam o combate à celulite, também já são realidade no mercado e podem ser uma alternativa para atrair os consumidores. Além disto, peças que se aproximam das leggings, oferecendo conforto, e o jeans sustentável também são alternativas para inovar.

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